Conhecimento Inclusivo: A Capacitação Extensionista A Partir de Iniciativas Educacionais No Projeto Serrotão E Em Clínicas Jurídicas Norte-Americanas

Autores

  • Maria Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Christiano Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Edneide Jezine UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Acesso à justiça, Clínica jurídica norte-americana, Núcleo avançado de prática jurídica, Presídio Serrotão

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar à luz das teorias educacionais de SÍVERES (2013) e CORRÊA (2005) a relação entre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Avançado de Prática Jurídica - Presídio Serrotão na cidade de Campina Grande – Paraíba, no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e o movimento de programas de Clínicas nas Escolas de Direito de algumas Universidades norte-americanas. Como pano de fundo deste trabalho reflexionamos sobre a importância da assistência social e o acesso à justiça. O método de abordagem adotado na pesquisa foi qualitativa, com procedimento dedutivo e interface descritiva. Ao fim, conclui-se pela convergência nas práticas tanto no tocante ao fomento de habilidades e anseios valorativos e éticos dos extensionistas, quanto à preocupação com a assistência social e o acesso à justiça

Biografia do Autor

Maria Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Mestre em Relações Internacionais da UEPB e Doutoranda no PPGD- Programa de Pós Graduação de Direito da UFSC.

Christiano Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Doutorando no PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

Edneide Jezine, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em cursos de Graduação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Pós-doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/PT (CAPES/FCT), Doutorado em Sociologia (UFPE), Mestrado em Educação (UFPB), Graduação em Pedagogia (UFA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0180-0347.

Referências

Abrantes, G., Martiniano, L., Silva, R. et al. (2004). Projeto Assistência Jurídica aos Presidiários em Sousa - Instrumento de Acesso ao Poder Judiciário. Anais do 2 Congresso brasileiro de extensão universitária, Belo Horizonte.

Brasil (1999). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 22, ed. São Paulo: Saraiva.

Cappelletti, M., Garth, B. (2002). Acesso à Justiça. Tradução: Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor.

Carnelutti, F. (1995). As Misérias do Processo Penal. Trad. José Antônio Cardinalli. Campinas SP: Conan Editora.

Corrêa, E. (2005). Extensão e universidade cidadã. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 3 - nº. 8 - outubro de 2005.

Costa, A., Baiotto, C., Garces, S. (2013).Aprendizagem: O olhar da extensão(p. 61 – 80). In Síveres, Luiz (Organizador). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro.

Frank, J.N. 1933. Why not a clinical lawyer-school? University of Pennsylvania Law Review, 81(8):907-923.

Lucena Neto, C., Morais. (2012) Projeto do Núcleo Avançado de Prática Jurídica - Presídio Serrotão. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEAC da Universidade Estadual da Paraíba.

Síveres, L. (2013). Princípios estruturantes da extensão universitária. (p.24-48) In: Ana Luisa Teixeira de Menezes; Luiz Síveres (Org.). Transcendendo fronteiras [recurso eletrônico]: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Santa Cruz do Sul : EDUNISC.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

MORAIS, M. C. A. de; SOARES, C. C.; JEZINE, E. Conhecimento Inclusivo: A Capacitação Extensionista A Partir de Iniciativas Educacionais No Projeto Serrotão E Em Clínicas Jurídicas Norte-Americanas. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 3, p. 134–146, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/177. Acesso em: 25 nov. 2024.