COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO APOIO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Authors

Keywords:

Comunicação Aumentativa e Alternativa, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão escolar

Abstract

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem desempenhado um papel crucial na promoção da comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo ferramentas que permitem expressar vontades, sentimentos e necessidades. Este estudo de revisão tem como objetivo identificar e analisar os avanços e as limitações das diferentes abordagens de CAA no contexto educacional de alunos com TEA, com foco no impacto dessas estratégias para a inclusão escolar. Foram analisados artigos publicados entre 2018 e 2024, que exploram uma gama de estratégias de CAA, incluindo pranchas de comunicação, realidade aumentada, dispositivos de vocalização e infográficos. Os resultados indicam melhorias significativas na comunicação expressiva e na participação social dos alunos com TEA, especialmente quando se utilizam ferramentas como pranchas de comunicação e aplicativos de vocalização, que ampliam a autonomia dos estudantes em atividades escolares. O uso de tecnologias assistivas, como a realidade aumentada, demonstrou ser importante para maior engajamento e interesse nas atividades educacionais. O estudo também apontou desafios importantes, como a falta de capacitação docente para o uso eficaz dessas ferramentas e as barreiras tecnológicas em escolas que não possuem acesso a recursos avançados. A formação docente foi identificada como um dos pilares para garantir a inclusão eficaz. Capacitar os professores para utilizarem as tecnologias de CAA de forma adequada é essencial para que as necessidades dos alunos com TEA sejam atendidas. Políticas públicas que incentivem a formação continuada e o acesso a recursos tecnológicos são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas no ambiente escolar.

Author Biographies

Sirlei de Proença, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Normal Superior, Pedagogia e Fonoaudiologia. Especializações em educação especial e fonoaudiologia. Atua como professora na educação especial na rede estadual e na tutoria on-line da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no projeto Talento Tech. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.Na fonoaudiologia atua na audiologia e intervenção precoce no transtorno do espectro autista.

Elenice Parise Foltran, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação da UEPG. Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Profrissional em Educação Inclusiva em rede nacional - PROFEI, na UEPG. Coordenadora Institucional do PARFOR Equidade/ UEPG. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA. Coordenador do Laboratório Lúdico Pedágogico - LALUPE. Professora e pesquisadora na área de Política Educacional, Currículo e Educação, Educação Inclusiva e Formação Docente.

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Published

2025-01-17

How to Cite

DE PROENÇA, S.; PARISE FOLTRAN, E. COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO APOIO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 47–59, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3757. Acesso em: 4 mar. 2025.