Violência verbal em discurso de posicionamento político em interação online
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.10.1-9Palavras-chave:
análise do discurso, violência verbal, política, mídiaResumo
Este artigo tem como tema o estudo da violência verbal em discursos produzidos em interação online. Em todas as sociedades hu- manas ocorrem ações de indignação, oposição e violência, principalmente quando o que está em disputa é o poder. E o fenômeno das redes sociais tem potencializado manifestações radicais de força, de agressividade e de dominação sobre o outro, particularmente, por meio de estratégias e expressões verbais reveladoras de violência. Com base nisso, objetivamos examinar formas de violência verbal, sobretudo, em práticas discursivas em manifestações de interação política, na mídia. Para colocar a violência verbal em foco, apoiamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa (AD), nas perspectivas enunciativo-discursivas propostas por Dominique Maingueneau, na medida em que valorizam o sujeito e investem na manutenção do equilíbrio entre o funcionamen- to do discurso e a compreensão de fenômenos sócio-histórico-políticos em circulação em nossa sociedade. Para a análise, foi constituído um corpus, composto de comentários a um discurso político veiculado pelo canal no Youtube do jornal digital Poder360. Os resultados da análise apontam apagamento da dignidade do sujeito, marcado pelas condi- ções da política na mídia que, como instância de produção discursiva, aciona uma contínua negociação de efeitos de sentido.
Referências
ALMEIDA, Ronaldo de. Bolsonaro presidente: conservadorismo, evan- gelismo e a crise brasileira. Novos estud. CEBRAP, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 185-213, abr. 2019. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S010133002019000100010&lng=en&nr- m=iso >. Acesso em: 18 mar. 2020.
ARENDT, Hannah. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985.
BATISTA, Lucineia de Fátima Sena. Jovens Youtubers: processos de autoria e aprendizagens contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Bra- sil, 2001.
CABRAL, A. L. T.; ALBERT, S. A. B. Quebra de polidez na interação: das redes sociais para os ambientes virtuais de aprendizagem. In: CABRAL, A. L. T.; SEARA, I. R.; GUARANHA, M. F. (org.). Descortesia e Corte- sia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2015.
DANTAS, Tiago. Youtube. Brasil Escola. Online. Disponível em: < ht- tps://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm >. Acesso em: 26 fev. 2020.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise do Discurso: uma entrevista com Dominique Maingueneau. Tradução de Gabriel de Ávila Othero. Revel, Revista Virtual de Estudos da Linguagem. v. 4, n. 6, março de 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. A Análise do Discurso e suas fronteiras. Matraga, Rio de Janeiro, v. 14, n. 20, 2007a, pp. 13-37.
MAINGUENEAU, Dominique. Leituras e quadro hermenêutico. Filologia Linguística Portuguesa, n. 9, 2007b, pp. 279-292.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Pos- senti. São Paulo: Parábola, 2008a.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Sírio Possenti & Maria Cecília Péres Souza-e-Silva (Orgs.). São Paulo: Parábola, 2008b.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel e SALGADO, Luciana (Orgs). Ethos discursivo. São Paulo: Con- texto, 2008c, pp. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tra- dução Cecília P. de Souza & Délcio Rocha. 6o ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico sobre o ethos. In: BA- RONAS, Roberto Leiser et al. (Orgs). Análise do Discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campi- nas, SP: Pontes, 2016. p.13-33.
STOPPINO, M. Autoridade. In: BOBBIO, N. (Org.). Dicionário de polí- tica. Brasília: UnB, 1998. pp.1291-1298.
ZIZEK, Slavoj. Violência. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jarbas Vargas Nascimento; Jonatas Eliakim; Creone Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.