Considerações sobre a ciência nos escritos de Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.11.2-9Palavras-chave:
Domínio cognitivo. Método. Mikhail Bakhtin.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir as reflexões tecidas sobre a ciência ao longo da obra de M. Bakhtin. Procuramos comparar a visão defendida sobre o domínio cognitivo, nos ensaios iniciais do teórico, com os questionamentos que se delineiam em seus últimos escritos. Defendemos, a partir de nossa leitura, que esses últimos escritos mostram uma preocupação de Bakhtin com o que poderíamos denominar como “questões libertárias da ciência”, isto é, uma preocupação em definir uma metodologia de análise do objeto que colocaria em destaque a personificação em oposição à coisificação, “libertando”, assim, esse objeto do mutismo em que uma só voz ecoa.
Referências
AMORIM, M. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2016, p. 17-44.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro 7 João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2014, p. 13-70.
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: editora 34, 2015, p. 19-241.
BEZERRA, P. Notas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 423-468.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: Primeira parte. A linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: Terceira parte. Fenomenologia do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CASTRO, G. de. Os apontamentos de Bakhtin: uma profusão temática. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. (Orgs.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 81-96.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola editorial, 2009.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 2014.
PONZIO. A. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2016.
VOLÓCHINOV, V. N. Palavra na vida e na palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In:________. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 71-100.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Ludmila Kemiac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.