A representação do homem do Nordeste no cordel

Autores

Palavras-chave:

Memória e Representação., Folhetos de Cordel, Homem do Nordeste

Resumo

O cordel se mostra instrumento propagador de memórias e repre- sentações culturais, principalmente quando o cenário representado é o con- texto nordestino. A linguagem trazida à tona por esta forma de expressão literária acaba por desenhar temas atrelados à cultura local, atualizando dis- cursos/ideologias, além de se tornar um meio fundamental para a constitui- ção da identidade do homem do Nordeste. Dessa forma, o trabalho destina-se a perscrutar folhetos produzidos na região Nordeste para identificar como o homem nordestino vem sendo figurativizado a partir de imagens evidencia- das no contexto ideológico dessa região. Apoia-se em estudos realizados por Albuquerque Jr. (1999), Durand (2002), Hall (2005), Orlandi (1999), No- lasco (1997), Rodrigues (2006; 2011; 2014) entre outros; e demonstra que o homem representado nos cordéis é retratado como um ser bravo e rude, mas enaltecido e que ganha título de nobreza. Vê-se com regularidade um sujeito religioso e valente frente aos fenômenos como a seca. Há nos folhetos exa- minados conteúdos disseminados que contribuem para construir e manter a identidade cultural da região Nordeste, além de ser fator de grande valia para se conhecer a história e a realidade de seu povo.

 

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, UEPB

Doutor em Linguística e professor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I - Campina Grande, PB. Membro dos Grupos de Pesquisa: Memória e imaginário das vozes e escrituras; Linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Estudos em letramento, interação e tra- balho; Teorias do sentido: discursos e significações

Rodrigo Nunes da Silva, UEPB

Mestre em Linguagens, Culturas e Formação Docente pelo Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

LBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo; Recife: Autores Associados, Fundaj, 1999.

BADINTER, E. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

CABRAL, João Firmino. Lampião herói ou bandido? Sem local; sem data. COIMBRA, Assis. Quando é seco meu sertão. Sem local, 2010.

CAMPOS, Renato Carneiros. Ideologia dos poetas populares. 2. ed. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; FUNARTE, 1977.

CORDEL, Carlinhos. O Nordeste é terra de cabra-macho. Sem local; sem data. DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. 3.ed. SP: Martins Fontes, 2002.

GUEDES, Zezito. O folclore e a seca. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1991.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MONTEIRO, Manoel. Lampião: herói de meia tigela. 3. ed. Campina Gran- de, PB, 2012.

NOLASCO, Sócrates. Um “homem de verdade”. In: CALDAS, Dario (Org). Homens. São Paulo, SENAC, 1997.

PERON, João. As ruindades que Lampião fez em vida e sua morte. Santana do Cariri, CE. Sem data.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michael. Papel da memória. In: ACHAD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999.

PONTES, Antônio Barroso. Sertão Brabo: uso e costumes. 2. ed. Secretaria da Educação e cultura do Estado da Paraíba. João Pessoa, PB. 1979.

PONTUAL, José Pedro. As prezepadas do Satanaz na Igreja. Sem local; sem data.

POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009.

RODRIGUES, Antonia. Padre Cícero um santo nordestino. Ceará, 2012. RODRIGUES, Linduarte Pereira. O apocalipse na literatura de cordel: uma abordagem semiótica. João Pessoa: UFPB, 2006. (Dissertação de mestrado)

RODRIGUES, Linduarte Pereira. Vozes do fim dos tempos: profecias em escrituras midiáticas. João Pessoa: UFPB, 2011. (Tese de doutorado)

Downloads

Publicado

01.03.2018

Como Citar

Rodrigues, L. P., & Silva, R. N. da. (2018). A representação do homem do Nordeste no cordel. DISCURSIVIDADES, 2(1), 49–75. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/880