A cor e a constituição discursivo-cultural de identidades para a velhice

Autores

  • Emmanuele Monteiro UFPB

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Identidade, Corpo velho

Resumo

Nesse artigo, objetivamos discutir a questão da cor naquilo que ela tem de entrecruzamento e de sustentação nas imagens do “corpo velho”, in- terditado ou não, pela mídia. Para tanto, fundamentar-nos-emos do escopo teórico da Análise do Discurso e nas contribuições de Jean-Jacques Courtine para o estudo de uma Semiologia Histórica da imagem. Nosso corpus será composto uma série de quatro capas de revista da Época. Como resultado provável, podemos observar as identidades produzidas para a velhice, pen- sadas a partir da reincidência da cor azul como objeto simbólico, em que a produção identitária para os idosos pela mídia transforma em cenário de interpelação dos corpos dos idosos por um ideal de beleza e felicidade.

Biografia do Autor

Emmanuele Monteiro, UFPB

Doutora em Linguística pelo Proling- UFPB

Referências

ANZIER, Didier. O eu-pele. Tradutoras: Zakie Yazigi Rizkallah, Rosali Mahsuz. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1989.

BARROS, Myriam Morais Lins de. A velhice na pesquisa socioantropológica brasileira. In.: GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, Envelhecimento e Felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CORACINI, Maria José. Discurso e escritura: entre a necessidade e a (im) possibilidade de ensinar. In: ECKERT- HOHH, Beatriz Maria; CORACINI, Maria José Rodrigues Faria (Org.). Escrit(ur)a de si e alteridade no espaço- -tela. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

______. (Org.). Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a exclusão: (identidade, mídia, pobreza, situação de rua, mudança social, formação de professores). Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

CORBIN, A.; COURTINE, J-J.; VIGARELLO, G. (orgs.). História do corpo: 3. As mutações do olhar. O século XX - 3. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Tradução de Sueli Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 3ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1972.

______. História da loucura na idade clássica. Tradução: José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 1978.

______. A ordem do discurso. 5ed., São Paulo: Edições Loyola. 1999a.

______. História da sexualidade (vol. 1): a vontade de saber. 13ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999b.

______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, segunda reimpressão 2000. (Coleção Tópicos)

______. Segurité, territoire, population. Paris: Seuil/Gallimard, 2004a. Apud DUARTE, André. Foucault e a governamentalidade: genealogia do liberalismo e do Estado Moderno. In.: BRANCO, G. C.; VEIGA-NETO, A. (orgs.). Foucault: filosofia e política. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p.53-70.

GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GADET, F.; PÊCHEUX, M. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. Campinas, SP: Pontes. 2004.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Identidade: objeto ainda não identificado? Estudos da Língua(gem), Vol. 6, N. 1. 2008.

______. Discurso, História e a produção de identidades na mídia. In: FON- SECA-SILVA, M. da C. e POSSENTI, S. (org.). Mídia e rede de memórias. Vitória da Conquista, BA: Edições UESB, 2007a, p. 39-60.

______. Análise do Discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Dos- siê. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol. 4, n. 11, nov. 2007b, p. 11-25.

______. AD: descrever – interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. In NAVARRO, P. (org.). Estudo do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos, SP: Clara Luz, 2006.

__________. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e due- los. São Carlos, SP: Claraluz, 2004.

__________ (org.). Análise do Discurso: as materialidades do sentido. 2ed. São Carlos, SP: Clara Luz, 2003a.

Downloads

Publicado

01.03.2018

Como Citar

Monteiro, E. (2018). A cor e a constituição discursivo-cultural de identidades para a velhice. DISCURSIVIDADES, 2(1), 113–132. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/884