Construções adverbiais com -mente no livro didático de português: uma análise funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.7.2-2

Palavras-chave:

Construções, Funcionalismo, Livro didático

Resumo

Este trabalho investiga como construções adverbiais com -mente são abordadas/apresentadas nos manuais didáticos de português e, ainda, estabelece diálogos entre posicionamentos tradicionais x funcionais referentes ao ensino e à analise linguística. Partindo da constatação de que os processos adverbiais com - mente são bastante complexos e, mesmo assim, mais recorrentes na língua do que aponta a gramática tradicional, adotamos o posicionamento de Neves (2013) como índice para sustentar as abordagens teóricas. Com base nessa relação entre língua, sociedade e usos, temos os postulados da teoria funcionalista (GIVÓN, 2001, HOPPER; TRAUGOTT, 2005), que concebem a língua como um instrumento de comunicação. Para desenvolvimento deste trabalho, quanto aos procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa exploratória-explicativa pela busca de reflexões que resultarão esclarecimentos à luz do Funcionalismo Linguístico e da Análise Linguística, bem como de documentos oficiais parametrizadores. Nossas considerações partiram de exposições sobre como as teorias e abordagens tratam o tema, quais diálogos (não) foram estabelecidos, se a concepção de gramaticalização é refletida nas construções conceituais e quais as implicaturas para o Ensino de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Jackson Barbosa, UFPB

Doutorando em Linguística no PROLING/UFPB. Mestre em Linguística (PROLING/UFPB)

José Carlos André Serafim Nascimento, UEPB

Graduado em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Barbosa, J., & André Serafim Nascimento, J. C. . (2020). Construções adverbiais com -mente no livro didático de português: uma análise funcional. DISCURSIVIDADES, 7(2), 25–53. https://doi.org/10.29327/256399.7.2-2