Discussing gender and female self-representation from on cordelista and paraibana production
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-5Keywords:
Gender relations., Literature of cordel., Paraíba production., High School.Abstract
O ensino de literatura e sua relação com o desenvolvimento de leitores tem sido foco de pesquisas e discussões acadêmicas visando possíveis reconfigurações no modelo tradicional, especialmente no que diz respeito à prática da leitura literária no ensino médio (Kelafás, 2012; Dalvi, 2013). Nesse sentido, esta pesquisa aplicada, de natureza bibliográfica e documental, tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para uma turma de 1º ano do ensino médio, refletindo sobre as relações de gênero presentes no corpus intitulado “Nenhuma mulher merece ter o seu direito negada" (2022) pelo coletivo "Marias da Poesia" paraibano. Os resultados parciais demonstram que a experiência efetiva da leitura literária com cordel contribui para que os alunos não apenas ampliem seu repertório sociocultural, mas também incorporem experiências das tradições orais por meio da abordagem das relações de gênero e das representações femininas presentes na obra analisada.
References
ALVES, J. H. P. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, M. A; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.35- 50.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 02 out. 2022.
CATUNDA, D. As herdeiras de maria. In: CASTRO, G. 83 anos de publicações femininas na literatura de cordel. Petrolina: Cordelaria Castro, 2021. p.12-14.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2019.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.
DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M.A; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.67-98.
KAROLYNNE, A.; VENÂNCIO, A.; GOMES, C. et. al. Nenhuma mulher merece ter seu direito negado. Campina Grande: Cordel personalizado, 2022.
KELAFÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. São Paulo: Autores Associados, 2012.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
ZOLIN, L.O. Crítica feminista. In: ZOLIN, L.O.; BONNICI, T. (orgs.). Teoria Literária:
abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009, p.161-183
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2024 Chrisllayne Farias da Silva; Marcelo Vieira da Nóbrega
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) which allows the sharing of the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) Discursividades journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge available to the public free of charge provides greater global democratization of knowledge.