Discussing gender and female self-representation from on cordelista and paraibana production

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.15.2-5

Keywords:

Gender relations., Literature of cordel., Paraíba production., High School.

Abstract

O ensino de literatura e sua relação com o desenvolvimento de leitores tem sido foco de pesquisas e discussões acadêmicas visando possíveis reconfigurações no modelo tradicional, especialmente no que diz respeito à prática da leitura literária no ensino médio (Kelafás, 2012; Dalvi, 2013). Nesse sentido, esta pesquisa aplicada, de natureza bibliográfica e documental, tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para uma turma de 1º ano do ensino médio, refletindo sobre as relações de gênero presentes no corpus intitulado “Nenhuma mulher merece ter o seu direito negada" (2022) pelo coletivo "Marias da Poesia" paraibano. Os resultados parciais demonstram que a experiência efetiva da leitura literária com cordel contribui para que os alunos não apenas ampliem seu repertório sociocultural, mas também incorporem experiências das tradições orais por meio da abordagem das relações de gênero e das representações femininas presentes na obra analisada.

Author Biographies

Chrisllayne Farias da Silva, UEPB

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB.

Marcelo Vieira da Nóbrega , UEPB

PhD in Linguistics (UFPB - 2020). Effective professor at the Department of Letters at State University of Paraíba – Campina Grande (PB), and leader of the Research Group of Orality Studies (GRUPEO/CNPq, vi2002@uol.com.br

References

ALVES, J. H. P. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, M. A; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.35- 50.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 02 out. 2022.

CATUNDA, D. As herdeiras de maria. In: CASTRO, G. 83 anos de publicações femininas na literatura de cordel. Petrolina: Cordelaria Castro, 2021. p.12-14.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M.A; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p.67-98.

KAROLYNNE, A.; VENÂNCIO, A.; GOMES, C. et. al. Nenhuma mulher merece ter seu direito negado. Campina Grande: Cordel personalizado, 2022.

KELAFÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. São Paulo: Autores Associados, 2012.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

ZOLIN, L.O. Crítica feminista. In: ZOLIN, L.O.; BONNICI, T. (orgs.). Teoria Literária:

abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009, p.161-183

Published

2024-04-29

How to Cite

Farias da Silva, C., & Vieira da Nóbrega , M. (2024). Discussing gender and female self-representation from on cordelista and paraibana production. DISCURSIVITIES, 15(2), e–1522407. https://doi.org/10.29327/256399.15.2-5

Issue

Section

Artigos

Categories