Discourse and image: a relationship of intericonicity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-4

Keywords:

Imagem, Memória discursiva, Intericonicidade, Multimodalidade

Abstract

Este artigo investiga os efeitos de sentidos decorrentes das articulações multimodais no discurso publicitário da Rede Hortifruti, buscando evidenciar o caráter discursivo das materialidades imagéticas. Para tanto, enfatiza a noção de intericonicidade (COURTINE, 2013; MILANEZ, 2013; 2015) em um corpus constituído por duas propagandas da Hortifruti, centralizando a relação entre imagem e memória na construção das discursividades contemporâneas. Partindo de algumas ferramentas conceituais da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, discute os pressupostos que envolvem a noção de formação discursiva, memória discursiva, interdiscurso e intericonicidade. Em tais propagandas, os sentidos se delineiam por movimentos de intericonicidade, levando o leitor/consumidor à fácil memorização da marca, bem como à compreensão das estratégias persuasivas utilizadas pela publicidade por meio da linguagem multimodal.

Author Biographies

Maria Gorette Andrade Silva, UEPB

Mestra em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). 

Linduarte Pereira Rodrigues, UEPB

Doutor em Linguística e Professor Departamento de Letras e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). E-mail: linduartepr@gmail.com

References

COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In: PIOVEZANI, Carlos; CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice (orgs.). Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011, p. 145-162.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópoles, RJ: Vozes, 2013.

GASPAR, Nádea Regina. Língua, Linguagem, Texto e Discurso. In: NAVARRO, Pedro (org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 45-63.

GREGOLIN, Maria do Rosário. J.-J. Courtine e as metamorfoses da Análise do Discurso: novos objetos, novos olhares. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R. (orgs). Análise do Discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Editora Claraluz, 2008, p. 21- 36.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg e Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MILANEZ, Nilton. Intericonicidade: funcionamento discursivo da memória das imagens. Acta Scientiarum. Maringá, v. 35, n. 4, p. 345-355, Oct.-Dec., 2013.

MILANEZ, Nilton. Intericonicidade: da repetição de imagens à repetição dos discursos de imagens. Acta Scientiarum. Maringá, v. 37, n. 2, p. 197-206, Apr.-June, 2015.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy; ORLANDI, Eni P. (orgs.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 13-28.

Published

2020-02-01 — Updated on 2020-02-26

How to Cite

Andrade Silva, M. G. ., & Rodrigues, L. P. (2020). Discourse and image: a relationship of intericonicity. DISCURSIVITIES, 6(1), 124–137. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-4