Discurso e imagem: uma relação de intericonicidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.6.1-4Palavras-chave:
Imagem, Memória discursiva, Intericonicidade, MultimodalidadeResumo
Este artigo investiga os efeitos de sentidos decorrentes das articulações multimodais no discurso publicitário da Rede Hortifruti, buscando evidenciar o caráter discursivo das materialidades imagéticas. Para tanto, enfatiza a noção de intericonicidade (COURTINE, 2013; MILANEZ, 2013; 2015) em um corpus constituído por duas propagandas da Hortifruti, centralizando a relação entre imagem e memória na construção das discursividades contemporâneas. Partindo de algumas ferramentas conceituais da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, discute os pressupostos que envolvem a noção de formação discursiva, memória discursiva, interdiscurso e intericonicidade. Em tais propagandas, os sentidos se delineiam por movimentos de intericonicidade, levando o leitor/consumidor à fácil memorização da marca, bem como à compreensão das estratégias persuasivas utilizadas pela publicidade por meio da linguagem multimodal.
Referências
COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In: PIOVEZANI, Carlos; CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice (orgs.). Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011, p. 145-162.
COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópoles, RJ: Vozes, 2013.
GASPAR, Nádea Regina. Língua, Linguagem, Texto e Discurso. In: NAVARRO, Pedro (org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 45-63.
GREGOLIN, Maria do Rosário. J.-J. Courtine e as metamorfoses da Análise do Discurso: novos objetos, novos olhares. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R. (orgs). Análise do Discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Editora Claraluz, 2008, p. 21- 36.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg e Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MILANEZ, Nilton. Intericonicidade: funcionamento discursivo da memória das imagens. Acta Scientiarum. Maringá, v. 35, n. 4, p. 345-355, Oct.-Dec., 2013.
MILANEZ, Nilton. Intericonicidade: da repetição de imagens à repetição dos discursos de imagens. Acta Scientiarum. Maringá, v. 37, n. 2, p. 197-206, Apr.-June, 2015.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy; ORLANDI, Eni P. (orgs.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 13-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Gorette Andrade Silva; Linduarte Pereira Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.