A proposito de la escritura de artículo científico
Keywords:
Gêneros acadêmicos, Artigo científico, Autoria, PlágioAbstract
El dominio de la escritura de los géneros académicos se hace primordial para el éxito académico-profesional del estudiante universita- rio. De esa manera, la presente investigación tiene como objetivo principal apuntar las idoneidades y las impropriedades frecuentemente observadas en la producción escrita de géneros académicos, en especial del artículo científico, a fin de trazar caminos para el desarrollo de un texto de calidad. Para tanto, se implementó una investigación bibliográfica y analítica que nos permitió evidenciar los principales fallos en cuanto a la armonización escrita del género artículo científico; en especial destaque para problemas referentes al discurso, focalizando en la autoría, y al plagio.
References
ARANHA, S. The development of a genre-based writing course for gradua- te students in two fields. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D (Orgs). Genre in a changing world. Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. ________. In: Estética da Cria- ção Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-358.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Trad.: Maria da Glória Novak, Maria Luiza Néri. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 1991.
BONINI, A. Gênero textual/discursivo: o conceito e o fenômeno. In: CRIS- TÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (Organizadores). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina, PR: Moriá, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer n.: CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.: CNE/CP 001/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Revista Linguagem em (dis)curso, Tubarão, SC, v. 6., 2006.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: ________. Ditos e Escritos. Estética: literatura, pintura, música e cinema. v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se comple- tam. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Orgs). Os significados do letramento – Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Merca- do de Letras, 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planeja- mento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de da- dos. 3. ed., São Paulo: Atlas, 1996.
LEIBRUDER, A. P. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (org.). Aprender e ensinar com textos. Vol. 5. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCANTÔNIO, A. T.; SANTOS, M. M.; e LEHFELD, N. A. de S. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
MOTTA-ROTH, D. A importância do conceito de gêneros discursivos no ensino da redação acadêmica. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 3, p. 119-128, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2018 Clara Regina Rodrigues de Souza; Guilherme Moés Ribeiro de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) which allows the sharing of the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) Discursividades journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge available to the public free of charge provides greater global democratization of knowledge.