O aspecto afetivo no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira para idosos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.8.1-2

Keywords:

Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa. Alunos idosos.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da emoção (aspecto afetivo) no ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira para idosos. Os dados desta pesquisa foram gerados por meio de relatórios reflexivos e de uma entrevista presencial com alunos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Baseamos nosso estudo, principalmente, em Moita Lopes (2009), que traz o conceito de Linguística Aplicada Indisciplinar ao promover o estudo e a troca de saberes de grupos marginalizados; Immordino-Yang e Faeth (2010), que argumentam a favor do papel da emoção no processo de aprendizagem; Pizzolatto (1995), que apresenta uma profunda reflexão sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para idosos tendo em vista alguns fatores afetivos que precisam ser considerados, entre outros autores. Concluímos que levar em consideração o aspecto afetivo, mais especificamente o papel da emoção em sala de aula, é essencial para promover uma experiência significativa, inclusiva e centrada no aprendiz idoso.

Author Biographies

Karyne Soares Duarte Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Linguística (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFPB)

Professora de Inglês (Departamento de Letras e Artes - UEPB)

Elyonara Borges, Universidade Estadual da Paraíba

Tem Licenciatura em Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba.

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Published

2021-02-03

How to Cite

Silveira, K. S. D. ., & Ferreira Borges, E. (2021). O aspecto afetivo no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira para idosos. DISCURSIVITIES, 8(1), 30–60. https://doi.org/10.29327/256399.8.1-2