O aspecto afetivo no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira para idosos
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.8.1-2Keywords:
Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa. Alunos idosos.Abstract
O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da emoção (aspecto afetivo) no ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira para idosos. Os dados desta pesquisa foram gerados por meio de relatórios reflexivos e de uma entrevista presencial com alunos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Baseamos nosso estudo, principalmente, em Moita Lopes (2009), que traz o conceito de Linguística Aplicada Indisciplinar ao promover o estudo e a troca de saberes de grupos marginalizados; Immordino-Yang e Faeth (2010), que argumentam a favor do papel da emoção no processo de aprendizagem; Pizzolatto (1995), que apresenta uma profunda reflexão sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para idosos tendo em vista alguns fatores afetivos que precisam ser considerados, entre outros autores. Concluímos que levar em consideração o aspecto afetivo, mais especificamente o papel da emoção em sala de aula, é essencial para promover uma experiência significativa, inclusiva e centrada no aprendiz idoso.
References
BAIRD, Abigail. Good idea? Available at: http://www.learner.org/courses/neuroscience/videos/videos.html?dis=U&num=02. Accessed on November 24th, 2015.
BOIANOSKI, Célia Regina; FERNANDES, Paulo Henrique Capillé. O professor de língua inglesa: ensinando a terceira idade. 2006. Available at: <https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-104-TC.pdf >. Accessed on January 10th, 2016.
BORGES, Elyonara Ferreira. The best age to learn English: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). 2016. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2016.
BRASIL. Estatuto do idoso: Lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial de Editoração e Publicações/ Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003.
BROWN, Douglas H. Teaching by Principles: an Interactive Approach to Language Pedagogy. 3 ed. New York: Pearson/Longman, 2007.
DU, Xiaoyan. The Affective Filter in Second Language Teaching. In: Asian Social Science, Chine, v. 5, n. 8, p. 162-165, 2009.
FROUND, Karen. The Neuroscience of language and learning. 2012. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=N4KuS08TRsEby Teachers College CUNYC. Accessed on November 6th, 2015.
GUERRA, Leonor Bezerra. Cérebro e Aprendizagem: Um Diálogo entre a Neurociência e a Educação. 2013. Available at:<https://www.youtube.com/watch?v=934wiekO-8g >, By Mariana de Castro. Accessed on September 19th, 2015.
IMMORDINO-YANG, Mary Helen; FAETH Matthias. The Role of Emotion and
Skilled Intuition in Learning. In: SOUSA, David A. (ed.). Mind, Brain and Education: Neuroscience implications for the classroom. Bloomington: Solution Tree, 2010.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in Language Teaching. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.
MACINTYRE, Peter D. Motivation, anxiety and emotion in second language acquisition. In: ROBINSON, Peter (ed.). Individual Differences and Instructed Language Learning. Philadelphia: John Benjamins B.V., 2002.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In. PEREIRA, Regina Celi.; ROCA, Pilar. (orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com muitos acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
MOREIRA, Herivelto. CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008
MUÑOZ, Carmen. On how age affects foreign language learning. 2010. Available at http://www.enl.auth.gr/gala/14th/Papers/Invited%20Speakers/Munoz.pdf. Accessed on May 1st, 2016.
PIZZOLATTO, Carlos Eduardo. Características da construção do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês) com adultos da terceira idade. 1995. 258 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada com ênfase Ensino/Aprendizado de Segunda Língua e Língua Estrangeira) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
STEVICK, Earl W. Affect in learning and memory: from alchemy to chemistry. In: ARNOLD, Jane (Ed.). Affect in Language Learning.4 ed. New York: Cambridge University Press, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2021 Elyonara Ferreira Borges; Karyne Soares Duarte Silveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) which allows the sharing of the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) Discursividades journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge available to the public free of charge provides greater global democratization of knowledge.