O professor de Língua Portuguesa e o ensino da gramática: licenciatura e ensino básico em uma perspectiva circular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.8.1-1

Palavras-chave:

Formação docente. Língua Portuguesa. Ensino de gramática.

Resumo

Este artigo busca sugerir reflexões relativas ao ensino de gramática nos níveis básico e superior a partir de uma perspectiva interacionista da linguagem, tendo em vista a necessidade de alinhar as diversas concepções gramaticais atuais com a prática docente. Nesse sentido, propõe contribuições concernentes ao ensino de gramática a partir de um viés produtivo e contextualizado, bem como aponta possíveis etapas metodológicas que contribuam para diminuir as assimetrias entre a teoria e a aplicação do ensino de Língua Portuguesa por parte dos professores, tais como identificação de conteúdos gramaticais e suas abordagens, consulta a documentos oficiais (PCNs e BNCC) e verificação contextual de egressos de cursos de Licenciatura em Letras. Diante desse cenário, nota-se a importância de uma formação básica do discente mais coerente com um ensino pautado em uma visão mais dinâmica e estimulante, que, por sua vez, possa sanar as dificuldades de ensino-aprendizagem da gramática da Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Ritacy de Azevedo Teles, Instituto Federal do Ceará

 Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. 

Lázaro Rodrigues Tavares, UEPB

Mestrado pelo Programa de Linguística Aplicada (2014) da Universidade Estadual do Ceará. Em 2013, concluiu o curso de formação para Especialistas em Língua Japonesa na Japan Foundation, em Osaka, Japão. Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NUEPPE) e avaliador do Celpe-Bras, todos da UFC.

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Publicado

03.02.2021

Como Citar

Teles, R. de A., & Tavares, L. R. (2021). O professor de Língua Portuguesa e o ensino da gramática: licenciatura e ensino básico em uma perspectiva circular. DISCURSIVIDADES, 8(1), 10–29. https://doi.org/10.29327/256399.8.1-1