Programa Círculos de Leitura: diálogos entre a formação de leitores e as competências socioemocionais presentes na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.10.1-7Palavras-chave:
Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Competências socioemocionais.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o Programa Círculos de Leitura, realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (IFBE), para a formação de leitoras(es) reflexivas(os) que busquem ampliar o acesso ao conhecimento literário. Para tanto, procuramos compreender como o projeto dialoga com o paradigma da formação de leitores e com as competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Constatamos a presença de diversas competências da BNCC nos relatos utilizados como corpus de análise. Identificamos como tais competências são desenvolvidas mediante a prática da leitura durante os encontros dos Círculos, além de compreendermos como acontece a mediação dos participantes do Programa com o texto, estimulando a leitura e a subjetividade humana.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2021.
CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
FRANCO, C. P. Por uma abordagem complexa da leitura. In: TAVARES, K; BECKER, S.; FRANCO, C. P. (org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 26-48.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5a ed. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 10 ago. 2021.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes; EDUNICAMP, 1996.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6a ed., 13. impr. São Paulo: Ática, 2008.
LAROSSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa
Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez., 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 13 jan. 2022.
LOIS, L. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MOTA, B. 2020. Programa Círculos de Leitura articula jovens durante período de distanciamento social. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/04/22/programa-circulos-de-leitura-articula-jovens-durante-periodo-de-distanciamento-social/. Acesso em: 16 set. 2021.
OLIVEIRA, M. A. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Literatura & Ensino)
PAGÉS, C.; LAMAS, M. A. (org.). Círculos de leitura: a arte do encontro. São Paulo: Recriar Editorial, 2018.
PLATAFORMA educacional. 2018. Competências socioemocionais na BNCC. Disponível em: https://www.somospar.com.br/wp-content/uploads/2018/07/ebook-competencias-socioemocionais-bncc.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
PORVIR. Especial Socioemocionais. [2014]. Disponível em: https://socioemocionais.porvir.org/. Acesso em: 03 fev. 2022.
PROGRAMA Círculos de Leitura. Disponível em: https://www.site.braudel.org.br/c%C3%B3pia-c%C3%ADrculos-de-leitura. Acesso em: 16 set. 2021.
PORTAL do governo brasileiro. BNCC: Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying. Acesso em: 14 set. 2021.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
YUNES, E. A experiência da leitura. São Paulo: Loyola. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flávia Nicaele Sousa Silva; Sammya Santos Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.