Gramática em sala de aula: concepções de professores no Ensino Médio e implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.13.2-1Palavras-chave:
Gramática, Concepções de gramática, Ensino Médio.Resumo
Tratamos a(s) concepção(ões) de gramática que norteia(m) o ensino de Língua portuguesa no Ensino Médio. A partir disso, objetivamos compreender de que maneira(s) essa(s) concepção(ões) pode(m), ou não, promo- ver o desenvolvimento da competência comunicativa dos educandos. Para tanto, selecionamos um grupo de professores que trabalham com a disciplina de Língua portuguesa, em duas escolas de Ensino Médio, localizadas na cidade de Mauriti-CE. Aos profissionais selecionados, aplicamos um questionário por meio do qual obtivemos um panorama acerca da(s) concepção(ões) de gramática que norteiam suas aulas. Os dados obtidos foram analisados e discutidos à luz de diferentes teóricos, como: Franchi (1991); Azeredo (2000); Travaglia (2009); Antunes (2007, 2014); Faraco e Zilles (2017), dentre outros. No que concerne os resultados, destacamos que, nas falas dos profissionais entrevistados, predominam as concepções de gramática normativa e internalizada, sendo esta última de suma importância para desenvolver um trabalho mais produtivo com a Língua Portuguesa em sala de aula. Afinal, é por meio da concepção de gramática internalizada que se abre espaço para o trabalho com a linguagem em uso – fato que exige a análise, a compreensão e a produção dos mais variados textos orais e escritos, contribuindo, assim, para a ampliação da competência comunicativa dos usuários da língua.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português. São Paulo: Parábola Editora, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editora, 2007.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Editora Parábola, 2009.
ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada. São Paulo: Editora Parábola, 2014.
ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Editora Parábola, 2017.
AZEREDO, José Carlos. Iniciação à sintaxe. 8 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia e exclusão social. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Editora Parábola, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. 13. ed. São Paulo, Editora Hucitec, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desenvolvimento. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa: ensino de primeira à quarta série. Brasília-DF: MEC/SEF, 1997.
CÂMARA, JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2011.
CAMPOS, Elísia Paixão de. Por um novo ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone editorial, 2014.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Anna Maria. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo ‘Gramática? In: LOPES Harry Vieira et al. (Orgs.). Língua Portuguesa: o currículo e a compreensão da realidade. São Paulo: Secretaria da Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 1991, p. 35-47.
FUCHS, Juliana Thiesen; IZOTON, Monique. Analisando o livro didático de língua portuguesa quanto à abordagem gramatical. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v.11, n.26, p.13-26, 2018.
HALLIDAY, Michael; McINTOSH, Angus; STREVENS, Peter. As ciências linguísticas e o ensino de línguas. Petrópolis: Vozes, 1974.
KLEIMAN, Angela B.; SEPULVEDA, Cida. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. São Paulo: Editora Pontes, 2014.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Editora Parábola, 2008.
MENDONÇA, Marina Célia. Língua e ensino: políticas de fechamento. In:
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014, p.273-303.
PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa; SANTOS, Jaqueline Rocha dos. Concepções de linguagem que norteiam o trabalho de professores no ensino médio. Afluente: revista de Letras e Linguística, Maranhão, v.3, n.9. 80-107, 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez Editora, 14 ed. 2009.
WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Parábola, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Lidiane de Sousa Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.