Política no Flow Podcast: uma análise da construção do ethos e do pathos no discurso do presidente Lula
Palavras-chave:
Ethos, Pathos, Discurso político, Presidente Lula, Flow PodcastResumo
Este artigo, embasado na Teoria Semiolinguística, concebida por Patrick Charaudeau, analisa como se constitui o ethos e o pathos discursivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na entrevista ao Flow Podcast, veiculado em 18 de outubro de 2022, doze dias antes do segundo turno das eleições presidenciais, disputadas com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Como ancoragem teórico-metodológica, mobilizaram-se as noções de ethos e pathos aplicadas ao discurso político como estratégias de persuasão, conforme Charaudeau (2018). Os resultados da análise revelaram que o presidente Lula optou por uma estratégia discursiva marcada pela predominância de ethé que almejam despertar a confiança do auditório, como as figuras de chefe e virtude. A desqualificação de seu adversário, Jair Bolsonaro, foi uma estratégia de construção do pathos amplamente empregada pelo presidente, a fim de instaurar uma imagem de salvador perante seu interlocutor.
Referências
BONINI, T. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora. v. 11, n. 01, p. 13-32, jan.-abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315. Acesso em: 21 jan. 2024.
CANAVILHAS, J. A Comunicação Política na Era da Internet. VIII Lusocom, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.6/686. Acesso em: 10 jan. 2024.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
CASTRO, G. Podcasting e consumo cultural. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - E-Compós. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2005. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/53/53. Acesso em: 21 jan. 2024.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005.
_____. "Pathos e discurso politico". In: MACHADO, I. L.; MENEZES, W.; MENDES, E. (Orgs.), As Emoções no Discurso. v. 1. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
_____; Maingueneau, D. Dicionário de análise do discurso. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
_____. Discurso político. 2ª edição. São Paulo: Contexto, 2018.
DEMARTINI, F. Em alta desde 2019, podcasts multiplicam gêneros e dinheiro no Brasil. Canaltech. 3 dez. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/especial-em-alta-desde-2019-podcasts-multiplicam-generos-e-dinheiro-no-brasil-175681/. Acesso em: 10 jan. 2024.
MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola, 2020.
MARTINO, L. M. S. Teorias das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
SAPIO, M.; IOTTI, L. Lula supera 1 milhão de espectadores no Flow Podcast e bate recorde de Bolsonaro. CNN Brasil. 18 out. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-supera-1-milhao-de-espectadores-no-flow-podcast-e-bate-recorde-de-bolsonaro/. Acesso em: 13 mar. 2024.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP, 2018. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002906541.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Ábila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.