Narrativas Infantis às avessas: uma análise linguístico-discursiva dos personagens do mundo encantado na publicidade contemporânea
Palavras-chave:
Discurso Literário, Discurso publicitário, Contos de fadasResumo
Este estudo é um recorte obtido de resultados de um projeto de pesquisa, desenvolvido no âmbito da pós-graduação, com o objetivo de estudar a conexão entre duas formas de expressão da linguagem, entre dois campos distintos, mas não antagônicos, de saberes: a literatura e a linguística. Mais especificamente, visa analisar os discursos ativados em quatro publicidades que utilizam personagens do mundo encantado na sua composição. A análise dessas publicidades revela que vários discursos são postos em evidência e que, ao “transgredir” a tradição dos contos de fadas, os discursos se consolidam como uma forte manobra persuasiva.
Referências
AMOSSY, Ruth (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Ver- bal. Campinas: Pontes, 2003.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
FRANZ, Marie-Louise von. A Interpretação dos Contos de Fada. Tradução de Maria Elci Spaccaquerche Barbosa. São Paulo: Paulus, 1990.
GREGOLIN, Maria do Rosário. O Acontecimento discursivo na mídia: me- táfora de uma breve história do Tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário. (Org.) Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003. p. 95-110.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso e Mídia: a (re) produção de identidades. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol.15, n44, 2018. Disponível em<http://revistacmc.espm.br/ index.php/revistacmc/article/view/105
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2008a.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Sírio Possenti; Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva (orgs.). São Paulo: Parábola Edito- rial, 2008b.
MAINGUENEAU, Dominique. A Propósito do Ethos. In: Ana Raquel Mot- ta; Luciana Salgado (orgs.). Ethos Discursivo Literário. São Paulo: Contexto, 2011.
MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do Discurso: princípios e procedi- mentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Tradução de Regina Régis Junqueira. Belo Horizonte – Rio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas Limitada, 1992.
POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (orgs.). Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 353-392.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Campus, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Simone Dália de Gusmão Aranha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.