A dramaturgia regionalista nordestina
Palavras-chave:
dramaturgia regionalista nordestina, dramaturgos nordestinosResumo
Refere-se a dramaturgia regionalista nordestina desenvolvida a partir do Romance de 30. Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho, seus prin- cipais representantes, fundaram na década de 1940 o Teatro do Estudante de Pernambuco e na de década de 1950 o Teatro Popular do Nordeste. Nesse decênio nasce o Teatro do Estudante da Paraíba. Nos anos de 1960 cresce o movimento teatral no Teatro Santa Roza, em João Pessoa e no Teatro Seve- rino Cabral, em Campina Grande. Na década seguinte surge a dramaturga Lourdes Ramalho. A dramaturgia regionalista nordestina é composta por fortes influências culturais, por manifestações populares que trazem impor- tantes contribuições para o âmbito teatral e literário.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A Invenção do Nordeste e outras artes. 5. Ed, São Paulo: Cortez, 2011.
ANDRADE, Valéria; MACIEL, Diógenes. Veredas da Dramaturgia de Lourdes Ramalho. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Teatro [quase completo] de Lourdes Ramalho. Organização, fixação dos textos, estudo introdutório e notas de Valéria Andrade, Diógenes Maciel – Maceió: EDUFAL, 2011. p. 7-52.
ANDRADE, Valéria. A Força nas Anáguas: matizes de hispanidade na dramaturgia de Lourdes Ramalho. In: MALUF, Sheila Diab; AQUINO, Ricardo Bigi de. (Orgs.) Reflexões sobre a cena. Maceió: EDUFAL; Salvador: EDU- FBA, 2005. p. 315-331.
BARROSO, Oswald. Cultura popular fonte da dramaturgia. 2012. Dispo- nível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/dramaturgianordestina/ cultura_popular.htm>. Acesso em: 08 Set. 2015.
GIL. Antonio Carlos; YAMAUCHI, Nancy Itomi. Consciência Regional no Grande ABC sob ótica da Grounded Theory. Rev. Gestão e Planejamento, Salvador, v. 12, n. 2, 2011. p. 268-284, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.revista.unicafs.br/index.php/rgb>. Acesso em: 05 Out. 2015.
DANTAS FILHO, João. HOMENS NORDESTINOS EM CENA: Relações/ Tensões de Masculinidades em As Velhas, de Lourdes Ramalho. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2016.
CLÊNIO, Wanderley. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em 15 Out. 2015. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global, 1997.
SUASSUNA. Ariano. Iniciação à Estética. Recife: Editora Universitária –UFPE, 1975.
TEIXEIRA, Lays Honorio; MONTENEGRO, José Benjamim. O espaço teatral como lugar de militância durante a ditadura militar. Anais Eletrôni- cos do XVI Encontro Estadual de História Campina Grande: ANPUH, 2014. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/anpuhpb/ XVI/paper/viewFile/2444/486> Acesso em: 15 Out. 2015.
VINTÉM. Ariano Suassuna: Uma Dramaturgia da Impureza, da Mistura. Ensaios Para um Teatro Dialético. Entrevista por Márcio Marciano e Sérgio de Carvalho. Trimestral, n. 02 – Companhia do Latão. São Paulo: Edi- tora Hucitec, maio/junho/julho, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 João Dantas Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.