O gênero meme e o ensino de leitura: construindo sentidos, oportunizando conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-6

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Memes, Ensino de Língua Portuguesa, Leitura discursiva

Resumo

Proporcionar o ensino de línguas na perspectiva dos gêneros discursivos difundida pela Análise Dialógica do Discurso (Círculo de Bakhtin) corresponde a oferecer experiências didáticas que façam os alunos compreenderem os usos efetivos da língua em seus contextos de vida verbal. Sob esta ótica, o presente trabalho contempla o gênero discursivo meme virtual como possibilidade pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente no que diz respeito ao contexto de ensino e de aprendizagem da leitura no ensino médio. Sendo assim, levantamos a seguinte questão-problema: como uma abordagem de memes, em âmbito de planejamento docente, pode contribuir para o ensino e aprendizagem de leituras dialógicas no ensino médio? Diante dessa problemática, o objetivo geral deste trabalho é oferecer uma proposta didática que comporta o uso do gênero em questão para aulas de leitura. Os memes selecionados para o corpus de análise tratam de questões sociais e políticas ocorridas em 2017. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre teorias do discurso e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos.

Biografia do Autor

Raniere Marques, UFPB

Doutorando no Proling - UFPB

Manassés Morais, UFCG

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

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Publicado

01.02.2020

Como Citar

Marques, R., & Morais, M. (2020). O gênero meme e o ensino de leitura: construindo sentidos, oportunizando conhecimento. DISCURSIVIDADES, 6(1), 165–185. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-6