O discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do ISD
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-3Palavras-chave:
ordem do expor, gênero de texto, pedagogiaResumo
O presente trabalho analisa um corpus de 10 artigos científicos publicados em anais de congressos da área de Pedagogia, com base em categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sóciodiscursivo, ISD: (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; CRISTOVÃO, 2008; PINTO, 2007; COUTINHO, 2007; PEREIRA, 2009, 2012, 2014). A área de Pedagogia convida-nos a pensar como são construídos aspectos como conteúdo temático, mobilização do discurso teórico e como o contexto de produção influencia na organização dos mundos discursivos. À guisa de conclusão, podemos afirmar que o tratamento discursivo no contexto de produção textual da área de pedagogia engloba elementos que vão desde os tipos de discursos a outras formas de planificação e plano geral do gênero, que, segundo Bronckart (2014) corresponde à camada mais profunda da arquitetura textual alicerçada pelas atitudes de locução manifestadas na interface entre o mundo de pessoa e as coordenadas dos mundos sociais, estruturação sequencial e linear do texto e a organização do conteúdo temático.
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