Uma prática guiada de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.7.2-5Palavras-chave:
Letramento. Ensino. Leitura literária.Resumo
O presente artigo aborda um conjunto de encontros, na sala de aula, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da leitura literária vivenciados com uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cícero Virgíneo, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Analisamos e discutimos, neste trabalho, os limites e alcances vivenciados no projeto de extensão “O Ensino da Leitura de Gêneros Textuais no Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Campina Grande/PB” PROBEX/UEPB 2017-2018 nos pontos relacionados à formação do leitor literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Para este artigo, foram escolhidas as aulas referentes aos gêneros literário poesia e conto infantil, uma vez que, durante toda a extensão, foram trabalhados gêneros textuais diferentes. Para o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula tomamos como base a sequência básica proposta por Cosson (2006) composta por quatro passos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Utilizamos, nas aulas, dois poemas escritos por Souza (2016, 2018). Como principal resultado, observou-se uma evolução considerável em relação à leitura e interpretação de textos. Como conclusão, realizou-se uma explanação sobre como se pode melhorado nos próximos trabalhos em relação a leitura literária e as sequências didáticas nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Referências
ALFABETIZAÇÃO e Letramento. In: Diferença. [S.l.: s.n.], c2019. Disponível em: https://www.diferenca.com/alfabetizacao-e-letramento/. Acesso em: 25 abr. 2019.
BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n.1, p. 145-167. mar./ago. 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-06.pdf. Acesso em 20 abr. 2019.
BLOG PORTABILIS. Entenda o que é o Pisa: Programa Internacional de Avaliação de Alunos. [S.l.: s.n.], c2019. Disponível em: https://blog.portabilis.com.br/entenda-o-que-e-o-pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos/. Acesso em: 25 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília/DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 20 abr. 2019
BRASIL. Ministério da Educação. Resultado do Pisa de 2015 é tragédia para o futuro dos jovens brasileiros, afirma ministro. [S.l.: s.n.], 2016.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/42741-resultado-do-pisa-de-2015-e-tragedia-para-o-futuro-dos-jovens-brasileiros-afirma-ministro? Acesso em: 20 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Combater analfabetismo funcional e consolidar Base Comum são grandes desafios [...]. [S.l.: s.n.], 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/38231-combater-analfabetismo-e-consolidar-a-base-comum-sao-grandes-desafios-diz-secretario. Acesso em: 20 abr.2019.
BRASIL ESCOLA. O texto, o leitor e o contexto: A leitura numa perspectiva interacionista. [S.l.: s.n.], c2019. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/o-texto-leitor-contexto-leitura-numa-perspectiva-interacionista.htm. Acesso em: 28 abr. 2019
COSSON, Rildo. Letramento Literário, teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
DICIO. Dicionário Online de Português. https://www.dicio.com.br/. Acesso em: 22 de abr. 2019.
GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva; SOUZA, Ângela Maria Ferreira,
SOUZA, Robson dos Santos; SILVA, Rossana Emanuele Dias da. Uma experiência didática com gêneros textuais no ciclo de alfabetização. In Formação de professor e trabalho pedagógico: produção e edição de material didático / organizadoras, Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Ana Carolina Souza da Silva Aragão, Giulianne Monteiro Pereira. – João Pessoa : IFPB, 2020.
IBGE. Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015. Acesso em: 21 abr. 2019.
INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa. Acesso em: 20 Abr. 2019
KERSCH, D.R.; GUMARÃES, A.M.M. A construção de projetos didáticos de leitura e escrita como resultado de uma proposta de formação continuada cooperativa. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 533-556, 2012.
LEÃO, Cleonice de Moraes Evangelista & SOUZA, Dalma Flávia Barros Guimarães de. Letramento literário em círculos de leitura na escola. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 21, p.427‐441, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/estudos/Palimpsesto21estudos06.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
LITERATURA infantil. In: Ribalta Literária, [S.l.: s.n.], 2016. Disponível em: http://ribaltaliteraria.blogspot.com/2016/10/literatura-infantil.html. Acesso em: 22 abr. 2019.
MARTINS, Vicente. A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 13 Jan. 2009. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-administrativo/2524-a-lei-9394-proibe-a-reprovacao. Acesso em: 22 abr. 2019.
SILVA, Rossana Emanuele Dias da. O ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2020.
SOUZA, Jairo Cézar Soares de. O Peso das Gotas. São Paulo: Editora Penalux, 2016.
SOUZA, Jairo Cézar Soares de. O Menino que Roubava Gaiolas. Paraíba: Paraibook Editorial, 2018.
SOUZA, R.J.; COSSON, R. Letramento Literário: Uma proposta para a sala de aula. In: Acervo digital da UNESP, 2011. Disponível em:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, [New York], v. 5, n. 2, p. 77-91, Columbia University, 2003. Disponível em: http://www.tc.columbia.edu/cice/Archives/5.2/52street.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
VASQUES, Cristina Maria. Os Caminhos da Formação do Leitor Literário Contemporâneo: tradição, tensões, carências e possibilidades. Itinerários, Araraquara, n. 25, p. 293-295, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rossana Emanuele Dias da Silva; Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.