Análise psicolinguística e literária do gênero parábola na narrativa bíblica da Moeda perdida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.11.2-10

Palavras-chave:

Parábola.  Literatura. Psicologia.

Resumo

O ato de contar histórias acompanha a humanidade há séculos. As narrativas orais desempenham inúmeras funções, entre as quais a de trans- mitir algum ensinamento, caso das parábolas, narrativas alegóricas muito uti- lizadas para cunho religioso. Segundo a vertente cristã, Jesus foi um exímio contador de parábolas, utilizando-as como instrumento pedagógico para sua catequese, de modo que as pessoas pudessem compreender sua mensagem. O presente estudo propõe realizar uma análise psicolinguística e literária do gê- nero parábola na narrativa bíblica da moeda perdida, presente no Evangelho de Lucas 15, 8-10. Para embasar nossos posicionamentos nos valemos das con- tribuições teóricas de Cerqueira e Torga (2013), Junior (2009), entre outros.

 

 

Biografia do Autor

Ariane Paulino, UEPB

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba.

Matheus Kennedy Henriques de Macêdo, UEPB

Graduando em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba.

 

Silvanna Oliveira , UEPB

Doutora em Literatura (PGLI/UEPB). Professora de Literatura (UEPB/ Campus I)

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Publicado

30.12.2022

Como Citar

Paulino, A., Kennedy Henriques de Macêdo, M., & Oliveira , S. (2022). Análise psicolinguística e literária do gênero parábola na narrativa bíblica da Moeda perdida. DISCURSIVIDADES, 11(2), e–1122215. https://doi.org/10.29327/256399.11.2-10

Edição

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