História, Mulher e Bruxaria: Clarice Lispector na (Des)ordem do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-4

Palavras-chave:

Clarice Lispector; História das mulheres; Estudos Discursivos Foucaultianos; Desobediência; Bruxa.

Resumo

Constantemente, no decorrer da história, as mulheres que ousaram fugir ao engessamento, outrora dado ao feminino, foram subjetivadas como desobedientes e, até mesmo, como bruxas. Estas, foram assim designadas, pois atentaram contra o poder patriarcal, uma vez que demonstraram habilidades e conhecimentos outros, que não aqueles destinados ao feminino até então. Retomando, via memória discursiva, essas mulheres bruxas, é que evocaremos aqui o sujeito mulher escritora Clarice Lispector, visto que entrou na contramão dos discursos sexistas e alcançou lugares até então negados ao sujeito feminino. Melhor dizendo, Clarice irrompeu no século XX com outras vontades de verdade, não deixando, no entanto, de ser objetivada enquanto bruxa. Assim, atreladas aos Estudos Discursivos Foucaultianos, analisaremos os nós nos discursos, que atualizam Clarice Lispector como mulher bruxa. Para tal, o texto terá início com uma breve introdução, dando relevância à questão do enunciado. Em seguida, abordaremos Clarice como sinônimo de resistência e desobediência em meio à história das mulheres de Michelle Perrot. Por fim, analisaremos as redes de sentido, imersas nas tramas do saber-poder, atreladas ao enunciado bruxa, as quais nos levarão a perceber a premissa foucaultiana de que um enunciado sempre atualiza outros enunciados.

Biografia do Autor

Thaise Maria Armelin Elias, Unicentro - PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - área de concentração Interfaces entre Língua e Literatura - Linha de pesquisa: Texto, Memória, Cultura - (Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO). Membra do Laboratório de Estudos Discursivos da UNICENTRO (LEDUNI). Desenvolve pesquisa com ênfase na Análise do Discurso Foucaultiana. Possui especialização em Língua portuguesa e Literatura no Contexto Educacional pela UNICESUMAR (2021), aperfeiçoamento em Arte e Educação e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atua como professora de Língua Portuguesa em diferentes níveis de ensino da educação básica e cursos preparatórios.

Denise Gabriel Witzel, Unicentro - PR

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - FCL/UNESP-Araraquara-SP (2011). Em 2009, realizou estudos em programa de doutorado sanduíche na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. Desde 1998, é professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Guarapuava/Pr). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (LEDUNI/CNPQ); Membro do GT de Estudos Discursivos Foucaultianos da ANPOLL. Diretora da Editora UNICENTRO (EDUNI). Coordenadora Institucional do Programa Paraná Fala Francês (PFF) na UNICENTRO. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, discurso, corpo e história das mulheres.

Referências

BÍBLIA, A.T. Gênese. In BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamentos. Tradução Centro Bíblico Católico. São Paulo: Editora Ave-Maria, 1997, p. 50.

DAVID. Camila Garcia. A eterna “Caça às Bruxas”: Sobre terroristas e traficantes. 2015. p. 53. Monografia (Bacharel em Direito). PUC, Rio de Janeiro, 2015.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 10º ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. Diálogo sobre o poder. In: Ditos e escritos. Estratégias, Poder-Saber. MOTTA, Manoel de Barros da (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v.4.

FOUCAULT. Michel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no Collège de France. Pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola: 2001.

FOUCAULT. Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GOLDBERG. Maria Amélia Azevedo. Educação Sexual: Uma proposta, um desafio. São Paulo, 2º Edição: Cortez, 1988.

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Michel Foucault: Uma teoria crítica que entrelaça o discurso, a verdade e a subjetividade. In. Um mapa da crítica nos estudos da linguagem e do discurso. FERREIRA, Ruberval e RAJAGOPALAN, Kanavilil (Org.). São Paulo: Pontes, 2016.

GROS, Frédéric. Desobedecer. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

LOURO, Guaciara Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro, 16 Edição: Vozes, 2014.

MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

PERROT. Michelle. Minha História da Mulheres. Trad. Angela. M. S. Côrrea. 2º ed., São Paulo: Contexto, 2019.

PERROT, Michelle. Os silêncios do corpo da mulher. In: O corpo feminino em debate. MATOS, Maria Izilda S. de e SOIHET, Rachel (Org.). São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 13-27.

ROCHA, L.; BELARMINDO, L.; PESSANHA, L. Bruxa: uma construção histórica da mulher que conhece o próprio corpo. 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade. 2º Encontro Internacional de estudos de gênero: fundamentalismos e violências. Vitória / ES, 2016.

SILVA, Luciana Juvêncio; SANTOS, Sergiana Vieira dos. Mulheres e bruxas: A figura feminina na américa portuguesa através da visita da santa inquisição no século XVI: feitiçaria, patriarcado e misoginia. In: I Encontro Internacional de História do Sertão: A educação e os desafios contemporâneos - Delmiro Gouveia, AL, 2020. Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/i-eihs/trabalho/149571>. Acesso em: 27/08/2022 às 10:44.

Downloads

Publicado

21.02.2023

Como Citar

Armelin Elias, T. M., & Gabriel Witzel, D. . (2023). História, Mulher e Bruxaria: Clarice Lispector na (Des)ordem do Discurso. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212306. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-4