O funcionamento discursivo dos ditados populares em “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.13.2-2

Palavras-chave:

Estudos do discurso, Ensaio sobre a cegueira, Ditados populares, Memória discursiva.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as retomadas de memórias discursivas (PÊCHEUX, 2010) relacionadas a ditados populares na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Tomamos como ditado popular enunciados comumente sem autoria, reconhecidos pela sua recorrência e cristalização social, que possuem intenção de transmitir um ensinamento popular a partir de determinados comportamentos e acontecimentos. Ao longo do romance, identificamos ditados populares que dialogam com os acontecimentos do enredo e produzem efeitos de sentido tanto de retomada quanto de ruptura com o já-dito popular. Assim, inscritos nos estudos do discurso (FERNANDES, 2008), buscamos analisar o funcionamento discursivo das memórias sobre os ditados que emergem como já-ditos e acontecimentos novos no enredo de Saramago. Para tanto, fizemos uma seleção de ditados populares e sua significação fora e dentro da obra. Em seguida, por meio da utilização de matrizes de análise (SANTOS, 2004), demonstramos como os ditados emanam discursos que se encontram no campo social e envolvem questões não estritamente linguísticas, mas também alicerçam discursos de uma coletividade por meio de memórias discursivas, as quais também dialogam com as ações das personagens do romance. 

Biografia do Autor

Thyago Madeira França, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professor de Língua Portuguesa e Linguística (Curso de Letras).

Marcela Henrique de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Licenciada em Letras: Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa e Bacharel em Tradução, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia. Educadora Certificada pelo Google (Nível 1). Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pela instituição e pelo CNPQ: 1) Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP), coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito e pelo Prof. Dr. Thyago Madeira França e 2) Grupo de Estudos em Tradução, Expertise e Revisão (GESTE-Rev), coordenado pelo Prof. Dr. Igor Antônio Lourenço da Silva. Líder do Grupo de Educadores Google (GEG) da cidade de João Pessoa-PB. Principais áreas de interesse: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Estudos da Tradução. 

Suelen Alves da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sul - Sede Morrinhos

Referências

ALVAREZ, S. M. Os Ditos Populares e sua utilização na Mídia. In: 51º Seminário GEL, 2003, Taubaté. 51º Seminário GEL. Taubaté-SP: UNITAU, 2003. p. 387-387.

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M. O papel da memória. In: ACHARD, P. et al. O papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69) IN GADET, F. HAK, T. (Org.). Por Uma Análise Automática do Discurso: Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. 3ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

SANTOS, J. B. C. dos. Uma reflexão metodológica sobre análise de discursos. In: FERNANDES, C. A.; SANTOS, J. B. C. dos (Org.). Análise do discurso: unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004. p. 109-118.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

24.07.2023

Como Citar

Madeira França, T., Henrique de Freitas, M., & Alves da Silva, S. (2023). O funcionamento discursivo dos ditados populares em “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. DISCURSIVIDADES, 13(2), e1322304. https://doi.org/10.29327/256399.13.2-2