A glamourização do empreendedorismo: uma análise do sistema de transitividade em revistas femininas

Autores

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional. Empreendedorismo. Revistas femininas.

Resumo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024) demonstram que a inclusão das mulheres no mercado de trabalho ocorre em um contexto em que questões econômicas aumentam as desigualdades sociais, raciais e de gêneros. A partir disso, o objetivo desta pesquisa é identificar como representações do empreendedorismo para mulheres contribuem para a manutenção de discursos tradicionais sobre o papel delas na sociedade. Adota-se como abordagem teórica e metodológica o sistema de transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional para a geração de dados para análise, e a Análise de Discurso Crítica para a interpretação e crítica explanatória deles.  A análise dos títulos e dos lides de dez reportagens publicadas nos sites das revistas Claudia e Vogue indicou que essas revistas representam o empreendedorismo como uma possibilidade de emancipação econômica e social para as mulheres. No entanto, ambas reduzem a capacidade laboral das mulheres a atividades historicamente atribuídas ao gênero feminino.

 

Biografia do Autor

Cristina dos Santos Lovato, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Letras, Estudos linguísticos; Universidade Federal do Pampa – Campus Itaqui/RS.

Donna Zdruikoski Ramires, Universidade Federal do Pampa – Campus Itaqui/RS

Acadêmica do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

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Publicado

06.09.2024

Como Citar

dos Santos Lovato, C., & Zdruikoski Ramires, D. (2024). A glamourização do empreendedorismo: uma análise do sistema de transitividade em revistas femininas. DISCURSIVIDADES, 16(3), e–1632406. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3375