Correção de textos: descrição de uma proposta aplicada na formação inicial de professores de Língua Portuguesa

Autores

  • Renilson Nóbrega Gomes Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-3719-1133
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Initial teacher training., Text correction., Video lessons.

Resumo

Este artigo descreve uma proposta para a correção de textos u zada na formação inicial de professores de Língua Portuguesa, objetivando refletir sobre tal ação pedagógica a partir do tratamento dado em uma ativi- dade aplicada para acadêmicos do curso de Letras-Português em uma uni- versidade pública, situada no interior do Estado da Paraíba. Para isso, pro- cura elucidar no desejo de responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que as instruções de ensino e aprendizagem apontam para a prática de correção de textos escolares na formação inicial de professores de Língua Portuguesa? A fundamentação teórica foca nas considerações teóricas sobre produção e correção de textos (Geraldi, 1984; Reinado, 2001; Serafini, 2003; Arcoverde 2007). A metodologia de pesquisa foi construída a partir de um corpus composto pelas técnicas de ensino e conhecimentos do gênero dis- sertativo-argumentativo derivados de orientações didáticas repassadas na videoaula “Como corrigir sua própria redação”. Os resultados apontam en- caminhamentos para as etapas de revisão e reelaboração de um texto, entre esses, propõe-se que o aluno digite e submeta-o a um aplicativo a fim de se identificar problemas de ordem gramatical. Em razão disso, ressalta-se a im- portância da apresentação de um plano de correção, objetivando a expressão dos conhecimentos que serão observados no processo de avaliação de uma produção textual.

Biografia do Autor

Renilson Nóbrega Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor de Língua Portuguesa da Rede de Ensino do município de Tenório-PB, bem como da Rede de Ensino do Estado da Paraíba.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Pernambuco. Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal, na área de Estudos Linguísticos.

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Publicado

27.12.2024

Como Citar

Nóbrega Gomes, R., & Silva, W. M. da. (2024). Correção de textos: descrição de uma proposta aplicada na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. DISCURSIVIDADES, 16(3), e–1632412. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3715

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