Correção de textos: descrição de uma proposta aplicada na formação inicial de professores de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Initial teacher training., Text correction., Video lessons.Resumo
Este artigo descreve uma proposta para a correção de textos u zada na formação inicial de professores de Língua Portuguesa, objetivando refletir sobre tal ação pedagógica a partir do tratamento dado em uma ativi- dade aplicada para acadêmicos do curso de Letras-Português em uma uni- versidade pública, situada no interior do Estado da Paraíba. Para isso, pro- cura elucidar no desejo de responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que as instruções de ensino e aprendizagem apontam para a prática de correção de textos escolares na formação inicial de professores de Língua Portuguesa? A fundamentação teórica foca nas considerações teóricas sobre produção e correção de textos (Geraldi, 1984; Reinado, 2001; Serafini, 2003; Arcoverde 2007). A metodologia de pesquisa foi construída a partir de um corpus composto pelas técnicas de ensino e conhecimentos do gênero dis- sertativo-argumentativo derivados de orientações didáticas repassadas na videoaula “Como corrigir sua própria redação”. Os resultados apontam en- caminhamentos para as etapas de revisão e reelaboração de um texto, entre esses, propõe-se que o aluno digite e submeta-o a um aplicativo a fim de se identificar problemas de ordem gramatical. Em razão disso, ressalta-se a im- portância da apresentação de um plano de correção, objetivando a expressão dos conhecimentos que serão observados no processo de avaliação de uma produção textual.
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