Os encadeamentos dialógicos de outros: um olhar sobre a constituição dos doze apóstolos

Autores

  • José Luciano Marculino Leal Universidade Federal da Paraíba
  • Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ato responsável, Relações dialógicas

Resumo

O presente artigo tem como viés norteador compreender, no texto bíbli- co, a constituição social dos doze apóstolos a partir da relação dialógica com o ou- tro. Para tanto, do ponto de vista metodológico, a partir do olhar para as relações dialógicas presentes em fragmentos dos textos bíblicos sinóticos, Mateus, Lucas e Marcos, que acentuam a construção do apostolado, esse trabalho consiste em realizar um estudo que se inclina, sobretudo, na percepção de como os doze após- tolos são constituídos pelo outro por meio de dois ângulos: por Jesus – autorizado socialmente por Deus – e pelo auditório social – as multidões que legitimavam tal constituição. Do ponto de vista teórico, nos ancoramos nas contribuições bakhti- nianas sobre o ato responsável. No que se refere aos resultados, destacamos que à cena da constituição dos doze apóstolos situa-se como uma narrativa discursiva fecunda em recorrências dialógicas, o que nos permitir afirmar que a construção enunciativa mobilizada neste episódio bíblico está, dialógico-discursivamente, imbricada com os encadeamentos enunciativos dos outros – Jesus (autorizado, socialmente por Deus) e as multidões.

Biografia do Autor

José Luciano Marculino Leal, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AMORIM, Marília. Para uma filosofia do ato: “valido e inserido no con- texto”. In: Brait, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17-43.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária; O discurso no romance. In.: ________. Questões de li- teratura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: UNESP; Hu- citec, 2002, p. 13-210.

________. Arte e responsabilidade. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fon- tes, 2010a.

Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. 2.ed. São Carlos, SP: Pedro e João, 2010b.

________. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

________. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo. São Paulo: 34, 2013.

________. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Pau- lo: 34, 2016.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Mikahil Bakhtin. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2008.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O sétimo momento: deixan- do o passado para trás. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FARACO, Carlos. Alberto. Um posfácio meio impertinente. In: Bakhtin, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos, SP: Pedro e João, 2010, p. 147-158.

________. Criação ideológica e dialogismo. In: ________. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003, p. 45-85.

GEISLER, Normam; NIX, Willian. Introdução Bíblica: como a bíblia che- gou até nós. Tradução de Oswaldo Ramos. São Paulo: Vida, 2011.

LEITE, Francisco Benedito. A utilização do método socioideológico para estudos em ciências da religião e em teologia. In: Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos, SP: Pedro & João, 2017.

MACARTHUR, John. As parábolas de Jesus. Tradução de Markus Heid- ger. Rio de Janeiro: Luz e Vida, 2016.

MCDOWELL, Josh. Novas evidências que demandam um veredito: Evi- dência I e II. Tradução de Carlos Osvaldo Pinto. São Paulo: Agnus , 2013.

NICODEMUS, Augustos. Cristianismo descomplicado: questões difíceis da vida cristã de um jeito fácil de entender. São Paulo: Mundo Cristão, 2017.

Downloads

Publicado

01.10.2019

Como Citar

Leal, J. L. M., & Nascimento, T. de J. G. do. (2019). Os encadeamentos dialógicos de outros: um olhar sobre a constituição dos doze apóstolos. DISCURSIVIDADES, 5(2), 54–80. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/855