Garotas até o fim! genealogias do corpo de mulheres em filmes de horror (1974–1984)

Autores

  • Nilton Milanez Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • João Pedro Santos Oliveira UEFS

Palavras-chave:

Corpo, Discurso, Genealogia, Filme de horror

Resumo

Este artigo se insere no quadro dos Estudos Discursivos Fou- caultianos e propõe-se a analisar um tipo específico de personagem ma- terializado em filmes de horror slasher: a final girl. Essa análise se dá à luz do conceito de genealogia para Michel Foucault. A análise do corpus segue como metodologia a construção de séries e seu batimento, a fim de identificarmos suas regularidades discursivas. O presente texto culmina na constatação de uma ‘genealogia corporal interna’ das final girls, que configura ao mesmo tempo uma genealogia própria ao corpo de cada per- sonagem, dentro de seu próprio filme, e em relação com outros.

Biografia do Autor

Nilton Milanez, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Prof. Dr. pela Universidade Estadual de Feira de Santana- BA (UEFS/LABEDISCO)

Referências

CLOVER, Carol J. Men, Women, And Chainsaws. New Jersey: Prin- ceton University Press. 1992.

COURTINE, Jean Jacques; HAROCHE, Claudine. Tradução de Ana Mou- ra. História do Rosto. Teorema. Lisboa. 1988.

COURTINE, Jean Jacques. Decifrar O Corpo: Pensar Com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. Os anormais, Tradução de Eduardo Brandão, Edi- tora Martins Fontes, São Paulo, 2001.

Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, A arqueologia do saber. Forense Universitária, São Paulo, 2008.

Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981) / Michel Foucault: edição estabelecida por Fredéric Gros sob de direção de François Ewald e Alessandro Fontana; Tradução de Rose- mary Costhek Abílio. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2016.

MILANEZ, Nilton. Corpo cheiroso, corpo gostoso: unidades corporais do sujeito no discurso. In:Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 31, p. 215-222, 2009.

Materialidades da ansiedade corpo e retorno a si em filmes de fadas (2010-2015). In: Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Ma- ffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia.1ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, v. 1, p.233-257.

Downloads

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Milanez, N., & Oliveira, J. P. S. (2019). Garotas até o fim! genealogias do corpo de mulheres em filmes de horror (1974–1984). DISCURSIVIDADES, 4(1), 08–34. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/861