Práticas discursivas na aula de leitura: mudanças significativas para o ensino de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-6Palavras-chave:
Práticas Discursivas, Ação docente, Aula de Leitura, Gêneros textuaisResumo
O objetivo desse texto é discutir acerca das práticas de ensino de linguagem sob a orientação das teorias discursivas. Traz uma reflexão sobre a prática da leitura em sala de aula e a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais para o desenvolvimento de uma visão plural do aluno. Tal abordagem foi balizada nas reflexões sobre as práticas discursivas e de leitura apresentadas por Voloshinov/Bakhtin (1997), Schneuwly e Dolz (2004), a proposta de aula interativo-comunicativa de Cicurel (1991) e o trabalho com gêneros textuais no ensino de linguagem (MARCUSCHI, 2008), entre outras discussões e teóricos. Enfatizou-se a necessidade de mudanças significativas que muito influenciariam a prática docente na aula de linguagem.
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