Práticas discursivas na aula de leitura: mudanças significativas para o ensino de linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.9.2-6

Palavras-chave:

Práticas Discursivas, Ação docente, Aula de Leitura, Gêneros textuais

Resumo

O objetivo desse texto é discutir acerca das práticas de ensino de linguagem sob a orientação das teorias discursivas. Traz uma reflexão sobre a prática da leitura em sala de aula e a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais para o desenvolvimento de uma visão plural do aluno. Tal abordagem foi balizada nas reflexões sobre as práticas discursivas e de leitura apresentadas por Voloshinov/Bakhtin (1997), Schneuwly e Dolz (2004), a proposta de aula interativo-comunicativa de Cicurel (1991) e o trabalho com gêneros textuais no ensino de linguagem (MARCUSCHI, 2008), entre outras discussões e teóricos. Enfatizou-se a necessidade de mudanças significativas que muito influenciariam a prática docente na aula de linguagem.

Biografia do Autor

Danúbia Barros Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Doutora em Linguística e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, campus Guarabira. Membro do Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). 

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística e Professor Departamento de Letras e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). 

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Publicado

26.07.2021

Como Citar

Cordeiro, D. B., & Rodrigues, L. P. (2021). Práticas discursivas na aula de leitura: mudanças significativas para o ensino de linguagem. DISCURSIVIDADES, 9(2), 138–171. https://doi.org/10.29327/256399.9.2-6