Discursividade e parresia na formação docente em Letras: a produção da verdade institucional em (dis)curso

Autores

  • Antonio Genário Pinheiro dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-2261-9221
  • Mailly Damaris Silva Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Parresia, Legislação educacional., Sentido

Resumo

Subsidiado pela AD francesa, com ancoragem nos postulados de Michel Foucault, este trabalho visa analisar a produção de verdade e os efeitos de parresia a partir dos quais o sujeito-professor é subjetivado no escopo da formação docente. Entende-se que a elaboração e disposição de instrumentos oficiais (documentos, leis, resoluções) oportuniza um efeito de sentido de gerenciamento e regulamentação da conduta do professor, na égide de íngremes relações de poder-saber, o que oportuniza, por sua vez, uma nova ordem da verdade no espaço da oferta do saber institucio- nalizado. As conclusões apontam para a desestabilização do efeito de neu- tralidade do texto jurídico e para o questionamento da soberania do signi- ficante em prioridade à produtividade do sentido.

Biografia do Autor

Antonio Genário Pinheiro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Per- nambuco. Docente do Departamento de Letras do CERES da UFRN.

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Santos, A. G. P. dos, & Pereira, M. D. S. (2019). Discursividade e parresia na formação docente em Letras: a produção da verdade institucional em (dis)curso. DISCURSIVIDADES, 4(1), 35–56. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/863