Problematizar o contexto para amadurecer na vida crítica

Autores

  • Reginaldo Gurgel Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Discurso, Contexto, Crítica

Resumo

Este trabalho é resultado de interpelações e reflexões acadêmicas acerca da importância de articular os conceitos sobre discurso e contexto, para nos aproximar de uma postura mais crítica e engajada com a trans- formação social. Por isso, nosso objetivo é identificar as contribuições de abordagens discursivas sobre o contexto para uma percepção ampliada da crítica nos processos metodológicos da Análise Crítica do Discurso, me- diante a necessidade de um maior engajamento na transformação das prá- ticas sociais. Para tanto, utilizamos as contribuições de Blommaert (2008) e Hanks (2008) para embasar nosso texto que é uma forma de comparti- lhar saberes, em vista de um mundo melhor.

Biografia do Autor

Reginaldo Gurgel Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA/UECE. Professor do Centro Universitário Estácio do Ceará. Membro do grupo GELP-COLIN (UFC) e do GEPPIL (UNILAB).

Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-Doutora e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora Permanente do Programa de Pós- -Graduação em Linguística Aplicada - PosLA/UECE. Professora Titular do Centro Universitário Estácio do Ceará. É vice-líder do grupo GELP-COLIN (UFC) e mem- bro do GEPPIL (UNILAB).

Referências

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Moreira, R. G., & Santos, L. A. P. F. dos. (2019). Problematizar o contexto para amadurecer na vida crítica. DISCURSIVIDADES, 4(1), 83–102. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/866