Sobre a didatização dos gêneros discursivos na escola: entre lacunas, retrocessos e (tentativas de) acerto
Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Livro didático., Orientações pedagógicas.Resumo
A proposta do presente artigo é traçar um estudo sobre as orien- tações metodológicas oferecidas às aulas de Língua Portuguesa no livro didático Ensino Fundamental: anos finais, de Camargo e Ogino (2015), editado pelo Sistema Maxi de Ensino e oferecido aos discentes do 6o ano do Ensino Fundamental em instituições de ensino privadas. Voltamos nosso olhar para o trabalho com os gêneros discursivos apresentados no Volume 1 à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin (1992 [1979]), além de também nos valermos da documentação oficial que respalda a adequa- ção da obra em questão. Constatamos nos resultados que a quantidade de gêneros abordados é limitada e que a abordagem apresentada na coleção pouco condiz com os pressupostos teóricos aqui adotados.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979].
BEZERRA, P. Prefácio. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental — língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMARGO, M.; OGINO, Y. Ensino Fundamental: anos finais. Livro integrado - 6o ano / Sistema Maxi de Ensino. 3a ed. Londrina: Maxiprint, 2015.
CASADO ALVES, Maria da Penha. A abordagem (ou não) da pontuação em manuais didáticos: a contribuição da perspectiva dialógica. In: PUZ- ZO, Miriam Bauab; KOSMA, Eliana Vianna Brito; UYENO, Elzira Yoko. (Orgs.). Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. Campinas: Pontes Editores, 2014.
JANZEN, H. E. Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. Bakhtiniana, v. 7, n. 1, p. 107-124, Jan./Jun. 2012
SILVEIRA, E. L.; LOPES, L. R. Ainda somos os mesmos e ensinamos como nossos pais: notas sobre a artificialização de gêneros discursivos na escola. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 11-21, 2018.
VIANA, L. D. C.; SOUZA, E. M. F. A discursividade no livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso complexo na Teoria Dialógica da Linguagem. Eutomia: revista de literatura e linguística, v. 1, n. 12, p. 408-427, Jul./ Dez. 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2019 Valnikson Viana de Oliveira; Amanda Gomes dos Santos; Éderson Luís Silveira; Wilder Kleber Fernandes de Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.