Sobre a didatização dos gêneros discursivos na escola: entre lacunas, retrocessos e (tentativas de) acerto

Autores

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Livro didático., Orientações pedagógicas.

Resumo

A proposta do presente artigo é traçar um estudo sobre as orien- tações metodológicas oferecidas às aulas de Língua Portuguesa no livro didático Ensino Fundamental: anos finais, de Camargo e Ogino (2015), editado pelo Sistema Maxi de Ensino e oferecido aos discentes do 6o ano do Ensino Fundamental em instituições de ensino privadas. Voltamos nosso olhar para o trabalho com os gêneros discursivos apresentados no Volume 1 à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin (1992 [1979]), além de também nos valermos da documentação oficial que respalda a adequa- ção da obra em questão. Constatamos nos resultados que a quantidade de gêneros abordados é limitada e que a abordagem apresentada na coleção pouco condiz com os pressupostos teóricos aqui adotados.

Biografia do Autor

Valnikson Viana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Literatura pela Universidade Fe- deral da Paraíba (UFPB); Amanda Gomes dos Santos é mestranda em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Amanda Gomes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Éderson Luís Silveira, UFSC

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Oliveira, V. V. de, Santos, A. G. dos, Silveira, Éderson L. ., & Santana, W. K. F. de. (2019). Sobre a didatização dos gêneros discursivos na escola: entre lacunas, retrocessos e (tentativas de) acerto. DISCURSIVIDADES, 4(1), 125–150. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/868