A intervocalidade mostrada em canções para crianças
Palavras-chave:
discurso literomusical para crianças, intervocalidadeResumo
O objetivo deste artigo é investigar as vozes do interdiscurso na canção “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), que está no álbum “Os saltimbancos”, e os posicionamentos no discurso literomusical para crian- ças. A noção de intervocalidade mostrada integra o investimento vocal, ideia já desenvolvida por Mendes (2013). Apesar de analisarmos apenas uma can- ção, os resultados confirmam a hipótese de que, na MPB, encena-se um “diá- logo” entre performer e criança, visto que ambos cantam partes diferentes da letra, ao passo que, na Canção de massa para crianças, as vozes infantis são apenas uma espécie de eco que repetem o dizer dos intérpretes.
Referências
BELHAU, M; ZIEMER; R. Psicodinâmica vocal. In: FERREIRA, L. P. Trabalhando a voz: vários enfoques em fonoaudiologia (Org). São Paulo: Summus, 1988.
BEHLAU, M. S; PONTES, P.A.L. Avaliação global da voz. São Paulo: Paulista Publicações Médicas Ltda, 1989.
COSTA, N. B. Música Popular, Linguagem e Sociedade: Analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Appris, 2012.
MAINGUENEUAU, D. Novas tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. Campinas: Ed. da Unicamp/Pontes, 1997.
MAINGUENEUAU, D. O contexto da obra literária. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MAINGUENEUAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba, PR, 2005a.
MENDES, Maria das Dores Nogueira. “O duro aço da voz”: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do pessoal do Ceará. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Orwell, G. A revolução dos bichos. Tradução Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
RUFINO, J. A. Entre homens e animais: análise semiótica de letras de canções infantis. Mal-Estar e Sociedade - Ano I - n. 1 - Barbacena - nov. 2008 - p. 111-128.
SCHIMIT, C. Dialogismo entre os irmãos Grimm e Chico Buarque: revisitando narrativas infantis clássicas. Línguas & Letras, Unioeste, vol. 16 – No 32 – 2015.
SOUZA, S. A. Vozes da infância, falas da política: Os Saltimbancos no debate do final da década de 1970. Proj. História. São Paulo, (24), jun. 2002.
TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria da Dores Nogueira Mendes; Aurélia Bento Alexandre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.