A intervocalidade mostrada em canções para crianças

Autores

  • Maria da Dores Nogueira Mendes Universidade Federal do Ceará
  • Aurélia Bento Alexandre IFRN.

Palavras-chave:

discurso literomusical para crianças, intervocalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as vozes do interdiscurso na canção “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), que está no álbum “Os saltimbancos”, e os posicionamentos no discurso literomusical para crian- ças. A noção de intervocalidade mostrada integra o investimento vocal, ideia já desenvolvida por Mendes (2013). Apesar de analisarmos apenas uma can- ção, os resultados confirmam a hipótese de que, na MPB, encena-se um “diá- logo” entre performer e criança, visto que ambos cantam partes diferentes da letra, ao passo que, na Canção de massa para crianças, as vozes infantis são apenas uma espécie de eco que repetem o dizer dos intérpretes.

Biografia do Autor

Maria da Dores Nogueira Mendes, Universidade Federal do Ceará

Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernácu- las e do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Aurélia Bento Alexandre, IFRN.

Mestra em Estudos da Linguagem - Literatura Comparada – UFRN, Professora do Instituto Federal do Rio grande do Norte – IFRN.

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Publicado

01.03.2018

Como Citar

Mendes, M. da D. N., & Alexandre, A. B. . (2018). A intervocalidade mostrada em canções para crianças. DISCURSIVIDADES, 2(1), 7–27. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/878