O corpo da mulher en(cena) no espetáculo da publicidade

Autores

Palavras-chave:

Publicidade, Corpo, Mulher

Resumo

Este artigo é conduzido dentro do viés da estetização do sujeito moderno subordinado a um padrão estético, a uma discursividade que considera a mídia como uma grande produtora de sentidos sobre o corpo. Diante disso, analisamos discursivamente três anúncios publicitários que propagam o estereótipo da mulher magra e jovem inserida nos rígidos padrões de be- leza atuais. A tarefa de investigar a supremacia do corpo na sociedade contemporânea é inesgotável. Essa problemática requer um aprofundamento em várias perspectivas, entretanto, neste texto foram apontadas, de forma geral e sucinta, algumas reflexões que consideramos relevantes em relação ao presente fenômeno do culto ao corpo e do imperativo da magreza que o acompanha.

Biografia do Autor

Tânia Maria Augusto Pereira, UEPB

Docente do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008a.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008b.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3. (O cuidado de si) Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: ______. Ética, política, sexualidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 194-196 (Ditos & Escritos V).

GREGOLIN, Maria do Rosário (Org.) Discurso e mídia – a cultura do espetáculo. São Carlos, SP: Claraluz, 2003.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Discurso, História e a Produção de Identidades na Mídia. In: POSSENTI, Sírio; FONSECA-SILVA, Maria da C. (Orgs.) Mídia e Rede de Memória. Vitória da Conquista, BA: Edições UESB, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MARTINS, Ana Paula Vosne. Entrevista disponível no site da Assessoria de Imprensa da Fundação Oswaldo Cruz: http://www.fiocruz.br/~ccs/arquivo- site/entrevista/ana.martins.htm. Acesso em 15 de julho de 2009.

MILANEZ, Nilton. O corpo é um arquipélago: memória, intericonicidade e identidade. In: NAVARRO, P. (Org.) Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos, SP: Claraluz, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação – sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença – A perspectiva dos Estudos Culturais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

WOLF, Naomi. O mito da beleza. Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1992, p. 10-24.

Downloads

Publicado

01.03.2018

Como Citar

Pereira, T. M. A. (2018). O corpo da mulher en(cena) no espetáculo da publicidade. DISCURSIVIDADES, 2(1), 97–112. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/883