Memória dos sentimentos e dever de memória: testemunhos indígenas no contexto CNV

Autores

  • Francisco Paulo da Silva UERN
  • Ana Maria de Carvalho UERN

Palavras-chave:

Discurso, Memória dos sentimentos, Testemunho, CNV

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o testemunho como acontecimen- to, observando os mecanismos discursivos que materializam a verdade como exercício ético-político no contexto da Justiça de Transição para instauração da reparação política. A centralidade da discussão foi dada na relação memória e afetos no contexto de institucionalização do dizer que caracteriza os testemunhos de indígenas dados à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Do ponto de vista operacional, foi dado atenção especial ao que, nos testemunhos, deixa entrever a relação memória, (res)sentimentos e reconciliação no exercício do dever de memória. Para execução do traba- lho foi selecionado como corpus testemunhos de indígenas registrados no Relatório Final da CNV.

Biografia do Autor

Francisco Paulo da Silva, UERN

Docente da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Dr. em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Cursou Pós-doutora- mento no CES – Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra – UC.

Ana Maria de Carvalho, UERN

Docente da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Doutoranda em em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Referências

ANSART, Pierre. História e memória dos ressentimentos. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. (Orgs.). 2. ed. Memória e (res)sentimentos; indagações sobre uma questão sensível. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

AUGÉ, Marc. As formas do esquecimento. Trad. Ernesto Sampaio. Almada . Espanha: Íman, 2001.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos. v. 2. Brasília: CNV, 2014.

DOSSE, François. Renascimento do acontecimento: um desfio para o historiador: entre esfinge e fênix. Trad. Constância Morel. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.

FELICIO, Carmelita Brito de Freitas. Direitos humanos, biopolítica e con- dições de possibilidade da resistência em ‘tempos sombrios. In: Anais do 5o Encontro Anual da ANDHEP, 2009, Belém, PA. Direitos humanos – de- mocracia e diversidade, 2009. Disponível em <http://www.andhep.org.br/ anais/arquivos/Vencontro/gt1/gt01p06.pdf>.

Acesso em 10 de março de 20015.

GENRO, Tarso; ABRÃO, Paulo. Memória histórica, justiça de transição e democracia sem fim. In: Repressão e Memória Política no Contexto Ibero- -Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moçambique, Peru e Portu- gal. -- Brasília: Ministério da Justiça, Comissão de Anistia; Portugal: Uni- versidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2010.

NASCIMENTO, Lyslei. Memórias e testemunhos: a Shoah e o dever da memória. In: IPOTESI – Revista de Estudos Literários, UFJF, v. 11, p. 89-103, 2008.

PRIMO LEVI. Se isto é um homem. 13. ed. Alfragide, Portugal: 2015. RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain Fran-

çois [et. al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SEIXAS, Jacy Alves. Percursos de memórias em terras de História: problemas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. (Orgs.). 2. ed. Memória e (res)sentimentos; indagações sobre uma questão sensível. Campi- nas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

Downloads

Publicado

01.10.2017

Como Citar

Silva, F. P. da ., & Carvalho, A. M. de. (2017). Memória dos sentimentos e dever de memória: testemunhos indígenas no contexto CNV. DISCURSIVIDADES, 1(1), 8–22. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/896