Chamada para publicação: Dossiê - Construção de objetos teórico-metodológicos em Linguística Aplicada e sua relação com ensino de línguas e formação docente
Este dossiê da revista Discursividades se propõe a reunir artigos científicos resultantes de investigações realizadas por graduandos, mestrandos e/ou doutorandos em coautoria com doutores. Interessa, para este volume, uma exposição de temas que problematizem língua e linguagem em práticas sociais, refletindo sobre seus usos em contextos situados na interrelação sujeito, sociedade, política, cultura e ideologia. A Linguística Aplicada assume o compromisso de tratar o ensino como objeto de estudo, para o qual confluem e convergem conhecimentos provenientes de diversas áreas (Rafael e Silva, 2024). Desse modo, essa abordagem teórica busca atender demandas da sala de aula e da formação docente, em resposta a contextos sociais
politicamente relevantes (Signorini, 2024). À vista disso, este dossiê se propõe a reunir artigos científicos resultantes de investigações realizadas por graduandos, mestrandos e/ou doutorandos em coautoria com doutores. Interessa, para este volume, uma exposição de temas que problematizem língua e linguagem em
práticas sociais, refletindo sobre seus usos em contextos situados na interrelação sujeito, sociedade, política, cultura e ideologia.
Data limite para submissão de textos: 30 de abril de 2025
ORGANIZAÇÃO:
Thaís Nascimento Santana – Doutora em Língua e Cultura. Professora da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em
Educação e Diversidade (PPG-ED).
Williany Miranda da Silva – Doutora em Letras. Professora titular da Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em
Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG).
Ana Beatriz Miranda Jorge – Mestra em Linguagem e Ensino. Professora da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutoranda do Programa de Pós-
Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG).
João Vitor Bezerra Laurentino – Mestre em Linguagem e Ensino. Professor da
Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Doutorando do Programa
de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG).