Ler com Foucault: modalidades do saber em video-aulas de leitura
Palavras-chave:
Práticas de Leitura, Michel Foucault, Modalidades do saber/poderResumo
O trabalho parte de um modo de ver a leitura, na perspectiva de Michel Foucault, tendo como base o (dis)senso comum de que “ler é viajar”, “ler é dar asas à imaginação”, aventurando na tarefa de exercitar primeiro uma arqueologia do modo como o próprio Michel Foucault pratica a leitura, tomando como base seu modo de ler telas, corpos, cenas sociais, a linguagem em geral como o faz em As Palavras e as coisas. Num segundo momento, desloca-se o olhar, através do olhar de Foucault, para ler as práticas de leitura em salas de aula e em outros espaços, inclusive midiáticos e virtuais, com o objetivo de apresentar as modalidades do saber/poder pela leitura na insti- tuição escolar e em outros espaços sociais, caracterizando a posição do su- jeito-leitor, em sua historicidade, bem como de produzir vídeo-aulas de leitura e outros materiais didáticos importantes para formação de professores, tendo por base o método arqueológico de leitura, praticado por Foucault em suas obras. Os resultados devem apontar segundo que regras, determinadas práticas discursivas, centradas na leitura, organizam conjuntos de enuncia- ções e de conceitos sobre leitura, bem como a partir dessas práticas o sujeito se constitui no governo de si e dos outros. O foco estará no eixo prática discursiva–saber-ciência (FOUCAULT, 2004, p.205).
Referências
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 10a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio, 24a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e re- visão técnica de Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2017 Carla Luzia Carneiro Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.