Ler com Foucault: modalidades do saber em video-aulas de leitura
Palavras-chave:
Práticas de Leitura, Michel Foucault, Modalidades do saber/poderResumo
O trabalho parte de um modo de ver a leitura, na perspectiva de Michel Foucault, tendo como base o (dis)senso comum de que “ler é viajar”, “ler é dar asas à imaginação”, aventurando na tarefa de exercitar primeiro uma arqueologia do modo como o próprio Michel Foucault pratica a leitura, tomando como base seu modo de ler telas, corpos, cenas sociais, a linguagem em geral como o faz em As Palavras e as coisas. Num segundo momento, desloca-se o olhar, através do olhar de Foucault, para ler as práticas de leitura em salas de aula e em outros espaços, inclusive midiáticos e virtuais, com o objetivo de apresentar as modalidades do saber/poder pela leitura na insti- tuição escolar e em outros espaços sociais, caracterizando a posição do su- jeito-leitor, em sua historicidade, bem como de produzir vídeo-aulas de leitura e outros materiais didáticos importantes para formação de professores, tendo por base o método arqueológico de leitura, praticado por Foucault em suas obras. Os resultados devem apontar segundo que regras, determinadas práticas discursivas, centradas na leitura, organizam conjuntos de enuncia- ções e de conceitos sobre leitura, bem como a partir dessas práticas o sujeito se constitui no governo de si e dos outros. O foco estará no eixo prática discursiva–saber-ciência (FOUCAULT, 2004, p.205).
Referências
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 10a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio, 24a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e re- visão técnica de Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
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