A irrupção de discursos antifeministas no Facebook: uma análise da página Mulheres contra o feminismo

Autores

  • Francisco Vieira da Silva UFERSA
  • Lívia Alves Monteiro Carlos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Antifeminismo, Discurso, Facebook

Resumo

Objetivamos, neste artigo, analisar o funcionamento de discur- sos antifeministas na página do Facebook Mulheres contra o feminismo, no intuito de descrever e interpretar os efeitos de sentido que emergem através das posições sujeito na página em questão. Para essa análise, anco- ramo-nos nos pressupostos teóricos de Foucault (2009, 2010, 2011, 2016) sobre enunciado, acontecimento, sujeito e saber/poder. Metodologicamen- te, essa pesquisa é qualitativa, por debruçarmos sobre a pesquisa um olhar analítico para com os discursos analisados e descritivo-interpretativa, em função da descrição dos dados colhidos e as interpretações tecidas sobre eles. Com base nas análises empreendidas, chegamos à constatação de que os discursos antifeministas presentes na página emolduram a mulher fe- minista como doente, preguiçosas, incitadora do estupro e as inserem no âmbito da antinomia “santa” versus “puta”.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lívia Alves Monteiro Carlos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ALVES, Maria Marcelita Pereira. A Primeira Feminista das Américas: as marcas da ousadia e da repressão nas cartas de Sor Filotea de la Cruz e de Sor Juana Inés de la Cruz. In: LUCENA, Maria Inês Ghilardi (org.) Representações do feminino. Campinas. São Paulo: Átomo, 2003. p. 15-37.

ALVIM, Davis Moreira. Foucault e o primado das resistências. Cadernos de ética e filosofia política. USP. 2012. p. 22-30. Disponível em: < https:// www.revistas.usp.br/cefp/article/view/55955> Acesso em: 10 set. 2017.

BRAGA, Amanda. Retratos em branco e preto: discursos, corpos e imagens em uma história da beleza negra no Brasil. 2013. 293 f. Tese. (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques. Uma genealogia da Análise do Discurso. In _______. Metamorfoses do discurso político: derivas da fala púbica. São Carlos. Claraluz. 2006.

COURTINE, Jean-Jacques. Discurso e imagens: para uma arqueologia do imaginário. In. SARGENTINI, V. et al. Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011.

FOUCAULT. Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal. 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense uni-

versitária, 2016.

FOUCAULT. Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 231-250.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Editora Claraluz, 2007.

LARA, Bruna de et. al. #Meu amigo secreto: feminismo além das redes. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro. 2016.

WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.

Downloads

Publicado

01.10.2017

Como Citar

Silva, F. V. da ., & Monteiro Carlos, L. A. . (2017). A irrupção de discursos antifeministas no Facebook: uma análise da página Mulheres contra o feminismo. DISCURSIVIDADES, 1(1), 68–90. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/899