O gênero horóscopo em revistas femininas: os atravessamentos discursivos e a construção da imagem da mulher

Autores

  • Danúbia Barros Cordeiro IFRN

Palavras-chave:

Análise do discurso, Estudos culturais, Gênero horóscopo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso do gênero horóscopo em diferentes suportes, em especial, em revistas femininas, atentando para a construção da identidade feminina. A investigação é feita a partir do gênero publicado em revistas, principalmente nas voltadas para o público feminino, em almanaques e Internet. Tivemos como base a Teoria da Análise do Discurso e os estudos culturais. Quanto aos aspectos metodológicos, tra- ta-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o problema a fim de torná-lo explícito. A partir das análises, conseguimos observar que o discurso do horóscopo, nas revistas contemporâneas, é eminentemente feminino, trazendo marcas discursivas que vão construindo as identidades da mulher.

Referências

BAKHTIN, Mikhail/ VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Traduzido por Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. 7. ed. Tradução Luiz Felipe Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da; ______. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

______. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janei- ro: DP&A, 2001.

PILOSU, Mário. A mulher, a luxúria e a Igreja na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença, In: ______; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e dife- rença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

01.10.2017

Como Citar

Cordeiro, D. B. (2017). O gênero horóscopo em revistas femininas: os atravessamentos discursivos e a construção da imagem da mulher. DISCURSIVIDADES, 1(1), 43–67. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/898