O gênero horóscopo em revistas femininas: os atravessamentos discursivos e a construção da imagem da mulher
Palavras-chave:
Análise do discurso, Estudos culturais, Gênero horóscopoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso do gênero horóscopo em diferentes suportes, em especial, em revistas femininas, atentando para a construção da identidade feminina. A investigação é feita a partir do gênero publicado em revistas, principalmente nas voltadas para o público feminino, em almanaques e Internet. Tivemos como base a Teoria da Análise do Discurso e os estudos culturais. Quanto aos aspectos metodológicos, tra- ta-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o problema a fim de torná-lo explícito. A partir das análises, conseguimos observar que o discurso do horóscopo, nas revistas contemporâneas, é eminentemente feminino, trazendo marcas discursivas que vão construindo as identidades da mulher.
Referências
BAKHTIN, Mikhail/ VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Traduzido por Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. 7. ed. Tradução Luiz Felipe Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da; ______. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janei- ro: DP&A, 2001.
PILOSU, Mário. A mulher, a luxúria e a Igreja na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença, In: ______; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e dife- rença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Danúbia Barros Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.