Despir a verdade para vestir-se bem: marcas de parresia no discurso do Esquadrão da Moda

Autores

Palavras-chave:

Verdade, Moda, Subjetividade, Parresia

Resumo

Este trabalho mobiliza uma discussão sobre o processo de subje- tividade e de produção da verdade no discurso da moda, sinalizando para a efetividade do sentido cujos efeitos denunciam técnicas de governamento e operações do dizer em torno dos modos de ser do sujeito cotidiano. O objetivo é discutir, na discursividade atrelada ao programa de TV Esquadrão da Moda, as marcas de parresia e o trabalho em torno da verdade na promoção do vestir-se bem. Metodologicamente, procede-se com a leitura discursiva priorizando o batimento entre descrição e interpretação. As conclusões apontam para o jogo estratégico da moda, que explora a produção da verda- de a partir de seus efeitos de legitimidade e de sua vinculação institucional.

Biografia do Autor

Antonio Genário Pinheiro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – DLC/CERES/UFRN.

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Publicado

01.10.2017

Como Citar

Santos, A. G. P. dos, & Santos, M. G. dos. (2017). Despir a verdade para vestir-se bem: marcas de parresia no discurso do Esquadrão da Moda. DISCURSIVIDADES, 1(1), 109–128. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/901