Despir a verdade para vestir-se bem: marcas de parresia no discurso do Esquadrão da Moda
Palavras-chave:
Verdade, Moda, Subjetividade, ParresiaResumo
Este trabalho mobiliza uma discussão sobre o processo de subje- tividade e de produção da verdade no discurso da moda, sinalizando para a efetividade do sentido cujos efeitos denunciam técnicas de governamento e operações do dizer em torno dos modos de ser do sujeito cotidiano. O objetivo é discutir, na discursividade atrelada ao programa de TV Esquadrão da Moda, as marcas de parresia e o trabalho em torno da verdade na promoção do vestir-se bem. Metodologicamente, procede-se com a leitura discursiva priorizando o batimento entre descrição e interpretação. As conclusões apontam para o jogo estratégico da moda, que explora a produção da verda- de a partir de seus efeitos de legitimidade e de sua vinculação institucional.
Referências
FERNANDES, C. A. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.
FOUCAULT, M. Discipline and Punish, Panopticism. In: SHERIDAN, A. (Org.). Discipline & Punish: The Birth of the Prison. New York: Vintage Books, 1997. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2017.
_______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.
_______. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de
Janeiro: Edições Graal, 2007.
_______. A hermenêutica do sujeito. 3a ed. Tradução de Márcio A. Fonseca e Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
_______. O governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
_______. Subjetividade e verdade. Tradução de Rosemary C. Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.
MARTINS, M. M. Corpo masculino na publicidade: casos de persuasão. Re- vista Dobra[s]. v. 7, n. 16. 2014.
PAIXÃO, H. Saber, poder e sujeito no dispositivo da moda. 2013. 185f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
______. Resistência e poder no dispositivo da moda. 2017. 258f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
PECHEUX, M. Língua, Linguagem e Discurso. In: PIOVEZANI, C; SAR- GENTINI, V. (Orgs.) Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.
SANTOS, A. G. P. Poder, discurso e mídia: a espetacularização de imagens no acontecimento da política norte-americana. 2015. 220f. Tese (Doutora- do em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antonio Genário Pinheiro dos Santos; Marcelino Gomes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.