A desconstrução de estereótipos sobre o feminino: uma análise discursiva do humorístico “Zorra”
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.6.1-2Palavras-chave:
Discurso, Mulher, Desconstrução, EstereótipoResumo
Este trabalho apresenta uma análise de piadas, cujo objeto discursivo é a mulher, com a finalidade de analisar discursivamente os efeitos de sentido dessa desconstrução no texto das piadas. Para al- cançar este objetivo o trabalho está fundamentado na perspectiva da Análise do Discurso francesa, a partir das considerações apoiadas nas noções do discurso, formação discursiva, produção de sentido, estereó- tipos e a identidade da mulher. A pesquisa está baseada em um estudo bibliográfico de caráter descritivo, por meio da qual será realizada uma análise de cinco piadas veiculadas pelo programa. Verificou-se que as piadas são produzidas com base nos discursos machistas e estereoti- pados relacionados à identidade e ao papel social atribuído à mulher, a fim de produzir sentidos que desconstruam estas representações. É possível afirmar que o discurso humorístico produzido pelo “Zorra” funciona no sentido de uma desconstrução a respeito da identidade es- tereotipada da mulher, enquanto os programas desse gênero televisivo reafirmam estes estereótipos.
Referências
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à analise do discurso. 3ed. CampinasSP: Editora da Unicamp, 2012.
BEZERRA, Carla Tamires Pereira; DOMINGOS, José. Memória discursiva e interdiscursividade: um diálogo entre gerações na (des) construção da Amélia. Discursividades. Revista do Depto de Letras e Artes da UEPB. Campina Grande-PB, n 1. p. 23-42, out. 2017.
Fernandes, C.A. & Sá Israel. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. São Paulo: Pontes editores, 2021.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2017.
FREITAS, Gabriela Cocolo. Entendendo a piada: uma análise linguística. Araraquara, SP, 2011.
GROSSI, M. P. Identidade de Gênero e Sexualidade. Estudos de Gênero - Cadernos de Area 9, Goiânia, v. 9, p. 29-46, 2000.
GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Uma Análise do Discurso do Humor. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, p. 747-760, 2011.
JOANILHO, André. L.; JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli. Enunciado e discurso em Michel Foucault. Língua e instrumentos Linguísticos, v.1. p.27-41, 2012.
MÀZIERE, F. A análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria
Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: UNESP, 2021.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso – Princípios & Procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Introdução a ciência da linguagem: discurso e textualidade. 2ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2010.
ATTI, A. R. A noção de sujeito discursivo. Fragmentum (UFSM), v. 1,
p. 18-21, 2012.
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. O corpo da mulher en(cena) no espetáculo da publicidade. Discursividades. Revista do Departamento de Letras e Artes da UEPB. Campina Grande, PB, n 2. p. 97-122, mar. 2017.
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de pia- das. 4 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2005.
ROCHA, Elaine Maria. A (re)produção do estereótipo nas piadas: so- bre os sentidos do humor. Discursividades. Revista do Departamento de Letras e Artes da UEPB. Campina Grande, PB, n 3. p. 48-64, out. 2018.
SCHNEIDERS, C. M.; KLEIN, M. S. Efeitos do ideológico e do histórico nos discursos em circulação. In: Caderno de Linguagem e Sociedade 2019. v.20 (1). p. 201-219.
SILVA, PCD. Utilização dos programas de estereótipo da figura do humor na tv brasileira: uma análise linguístico-discursiva sobre os efeitos do senso de humor no gênero humorístico. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, n. 1, pág. 55-68, 2016. DOI: 10.17648 / rsd-v3i1.39. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/ar- ticle/view/39. Acesso em: 8 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Thiago Domingos da Silva Ferreira; José Domingos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.