Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica em EJA: o desafio em alfabetizar e tornar os alunos leitores
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-1Palavras-chave:
Formação de leitores, EJA, Prática docenteResumo
A EJA é constituída de sujeitos sociais que, ao longo de suas vidas, acumulam uma história de insucesso escolar e de negação ao direito à educação, sendo relevante olhar para o aluno dessa modalidade de ensino como um sujeito social aprendente. Nesse cenário, a prática epistemológica docente tende a sinalizar para a valorização dos saberes dos alunos e, consequentemente, concebê-los como capazes de aprender os conteúdos escolares, de modo a contribuir na sua formação intelectual. Para tanto, faz-se necessário revisitar um aporte teórico a pensar seus efeitos no desenvolvimento da cognição humana. Tais estudos, no que diz respeito à discussão pelos caminhos da educação a partir da diversidade, partem de um fazer educativo como fruto da formação docente que se configura significativamente em práticas escolares na perspectiva da inclusão social, tendo como foco a formação de leitores na EJA. Desse modo, enfatizam-se as práticas de leitura resultantes de experiências vivenciais de alunos/as, sujeitos plurais da EJA.
Referências
BECKER, Fernando. A Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC: SEF, 1997.
CANDAU. V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DI PIERRO, C.; ORLANDO, J.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, nov. 2001, p. 58-77.
DI PIERRO, C.; ORLANDO, J.; RIBEIRO, V. M. Notas sobre a definição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, SP, número especial, v. 26, out. 2005, p. 1115-1139.
FREIRE, P. Educação e mudança. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra Educação, 1987.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999. (Coleção Ideias sobre a linguagem).
KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2009.
MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.
MOREIRA, A. F; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Cap. 2, p. 38-66.
OLIVEIRA, M. K. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001. p. 1543.
ORLANDI, E. P. Discurso & Leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ORLANDI, E. P. A Leitura e os Leitores. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
SENNA, L. A. G. O Planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento. Educação & Linguagem, São José dos Campos, n.7, p.200-216, 2003.
SENNA, L. A. G. De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva. In. Espaço, Rev. v. 22. Rio de Janeiro: INES (ISSN: 0103-7668), 2004.
SENNA, L. A. G. Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9., 2010. Universidade do Porto, 2010. p. 3587-3598. Meio físico: CD-Rom. ISBN 978-8746-2.
SILVA, T. (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 133.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosely de Oliveira Macário; Luiz Antônio Gomes Senna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.