Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica em EJA: o desafio em alfabetizar e tornar os alunos leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.9.2-1

Palavras-chave:

Formação de leitores, EJA, Prática docente

Resumo

A EJA é constituída de sujeitos sociais que, ao longo de suas vidas, acumulam uma história de insucesso escolar e de negação ao direito à educação, sendo relevante olhar para o aluno dessa modalidade de ensino como um sujeito social aprendente. Nesse cenário, a prática epistemológica docente tende a sinalizar para a valorização dos saberes dos alunos e, consequentemente, concebê-los como capazes de aprender os conteúdos escolares, de modo a contribuir na sua formação intelectual. Para tanto, faz-se necessário revisitar um aporte teórico a pensar seus efeitos no desenvolvimento da cognição humana. Tais estudos, no que diz respeito à discussão pelos caminhos da educação a partir da diversidade, partem de um fazer educativo como fruto da formação docente que se configura significativamente em práticas escolares na perspectiva da inclusão social, tendo como foco a formação de leitores na EJA. Desse modo, enfatizam-se as práticas de leitura resultantes de experiências vivenciais de alunos/as, sujeitos plurais da EJA.

Biografia do Autor

Rosely de Oliveira Macário, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da rede municipal de Campina Grande – PB. Membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem Cognição Humana e Processos Educacionais.

Luiz Antônio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística Aplicada. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador bolsista dos programas PROCIENCIA (UERJ) e Cientistas do Nosso Estado (FAPERJ) e do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

26.07.2021

Como Citar

Macário, R. de O., & Senna, L. A. G. . (2021). Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica em EJA: o desafio em alfabetizar e tornar os alunos leitores. DISCURSIVIDADES, 9(2), 11–31. https://doi.org/10.29327/256399.9.2-1