O gênero capa de revista em perspectiva Dialógico-discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.8.1-5

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso. Leitura. Gênero Discursivo Capa de Revista.

Resumo

O trabalho parte das seguintes questões-problema: que relações dialógicas são convocadas em capas da Revista Veja? Como tais relações revelam o ponto de vista de negatividade do veículo de mídia supracitado no que se refere ao Partido dos Trabalhadores (PT)? Nesse sentido, objetiva-se como resposta aos questionamentos levantados analisar duas capas de revista que tematizavam situações vivenciadas pelo PT e que serviram de fomento midiático para a circulação de enunciados concretos em um recorte temporal de campanha política para as eleições presidenciais do ano de 2014. Do ponto de vista teórico, a pesquisa filia-se às contribuições advindas do Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam o lugar valorativo da Revista Veja em função de um enquadramento dialógico-discursivo que nega o PT e, com essa finalidade, acentua uma narrativa jornalística que insere o PT em uma zona de conflito, de corrupção. 

Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Downloads

Publicado

03.02.2021

Como Citar

Xavier, M. M. (2021). O gênero capa de revista em perspectiva Dialógico-discursiva. DISCURSIVIDADES, 8(1), 102–121. https://doi.org/10.29327/256399.8.1-5