Uma análise da videoanimação “Confusão com biscoitos” por meio de elementos da Gramática do Design Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-3

Palavras-chave:

Leitura. Multiletramentos. Gramática do Design Visual. Videoanimação.

Resumo

As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são ferramentas tecnológicas indispensáveis ao dia a dia da sociedade, uma vez que é por meio dela que há a interação social e a divulgação de informação, diante disso, há o surgimento de textos multimodais que fazem uso de diferentes signos visuais e verbais em sua estrutura, com o propósito de transmitir informações de maneira rápida e interligada com o cotidiano da sociedade. Logo, observa-se a necessidade de as escolas adorarem em suas matrizes curriculares emendas que tragam para dentro da escola conteúdos de fora dela, a fim de realizar aulas multiletradas e interativas que contribuem para com a formação crítica de alunos e professores. Nesse interim, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a influencia das TICs no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva da Gramática do Design Visual (GDV), propondo análise da contribuição do trabalho com videoanimações, na leitura multissemiótica no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Taísa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras

Mestranda do Programa de Pós Educação em Letras pela Universidade Federal de Lavras, MG.

Vanilda Aparecida Belizário, Universidade Federal de Lavras

Mestrado profissional em Educação pela Universidade Federal de Lavras, MG

Camila Lessa do Carmo, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras, MG.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. O Estereótipo e as Diversidades. Comunicação & Educação, São Paulo, p. 7-14, 1999. Acesso em: 15 maio.2020.

BELIZÁRIO, Vanilda Aparecida; SOUZA, Teciene Cássia de.; RAGI, Taísa Rita. Hipermídia: contribuições para o processo de formação de professores. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 8, 2021, p. 180-190. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/3894 >, acesso em: 26 jan. 2022.

CONFUSÃO com Biscoitos. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=38y_1EWIE9I. Acesso em: 17 abr. 2020.

DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.

FERREIRA, Helena Maria; MELO, Guilherme; RAGI, Taísa Rita. O design de textos multissemióticos: implicações para o processo de produção de sentidos. Revista Signos, Lajeado, v. 2, n. 41, p. 190-208, jun. 2020. Disponível em:<http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2586 >. Acesso em: 23 jan. 2022.

FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Textualização E Enunciação Em Texto Multimodal: Análise Do Vídeo De Animação Escolhas. 2017. Disponível em: www.revistaprolíngua.com.br. Acesso em: 22 maio 2020.

KRESS, Gunther.; van LEEUWEN, T. Reading Imagens: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

MARANHA, Tulio Lourençoni. FERREIRA, Helena Maria. A leitura de textos multissemióticos à luz da gramática do design visual. Cadernos IL, Porto Alegre, nº 56. p. 102-117. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/index>. Acesso em: 02/05/2019.

MESQUITA, Lucimara Grando; OLIVEIRA, Leonardo; RAGI, Taísa Rita. Multiletramento audiovisual: a constituição dos sujeitos pela linguagem nos espaços de cineclube. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 299-315, jul./dez. 2021. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte/article/view/1889>, acesso em 20 de fev. 2022.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do. BEZERRA, Fábio Alexandre Silva. HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403>. Acesso em: 30 de mai. de 2019.

NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; PAES, Vera Lucia Viana de. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. CONFLUÊNCIA, v. 1, p. 296, 2019.

Ragi, Taísa Rita; Belizário, Vanilda Aparecida; Silva, Letícia Fernanda Carvalho da. (2022). A leitura em sala de aula: implicações sobre o gênero multimodal. Discursividades, 10(1), e–1012206. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/952, acesso em: 02 de mai. de 2022.

ROCHA, Aline Wieczikovski; GOMES, Catiúcia Carniel. Letramento Multimodal: por uma Concepção de Construção de Sentidos. Travessias Interativas , v. 16, p. 145-160, 2018.

Downloads

Publicado

21.02.2023

Como Citar

Ragi, T. R., Belizário, V. A., & Carmo, C. L. do. (2023). Uma análise da videoanimação “Confusão com biscoitos” por meio de elementos da Gramática do Design Visual. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212305. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-3