Uma análise da videoanimação “Confusão com biscoitos” por meio de elementos da Gramática do Design Visual
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.12.1-3Palavras-chave:
Leitura. Multiletramentos. Gramática do Design Visual. Videoanimação.Resumo
As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são ferramentas tecnológicas indispensáveis ao dia a dia da sociedade, uma vez que é por meio dela que há a interação social e a divulgação de informação, diante disso, há o surgimento de textos multimodais que fazem uso de diferentes signos visuais e verbais em sua estrutura, com o propósito de transmitir informações de maneira rápida e interligada com o cotidiano da sociedade. Logo, observa-se a necessidade de as escolas adorarem em suas matrizes curriculares emendas que tragam para dentro da escola conteúdos de fora dela, a fim de realizar aulas multiletradas e interativas que contribuem para com a formação crítica de alunos e professores. Nesse interim, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a influencia das TICs no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva da Gramática do Design Visual (GDV), propondo análise da contribuição do trabalho com videoanimações, na leitura multissemiótica no ambiente escolar.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. O Estereótipo e as Diversidades. Comunicação & Educação, São Paulo, p. 7-14, 1999. Acesso em: 15 maio.2020.
BELIZÁRIO, Vanilda Aparecida; SOUZA, Teciene Cássia de.; RAGI, Taísa Rita. Hipermídia: contribuições para o processo de formação de professores. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 8, 2021, p. 180-190. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/3894 >, acesso em: 26 jan. 2022.
CONFUSÃO com Biscoitos. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=38y_1EWIE9I. Acesso em: 17 abr. 2020.
DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.
FERREIRA, Helena Maria; MELO, Guilherme; RAGI, Taísa Rita. O design de textos multissemióticos: implicações para o processo de produção de sentidos. Revista Signos, Lajeado, v. 2, n. 41, p. 190-208, jun. 2020. Disponível em:<http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2586 >. Acesso em: 23 jan. 2022.
FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Textualização E Enunciação Em Texto Multimodal: Análise Do Vídeo De Animação Escolhas. 2017. Disponível em: www.revistaprolíngua.com.br. Acesso em: 22 maio 2020.
KRESS, Gunther.; van LEEUWEN, T. Reading Imagens: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
MARANHA, Tulio Lourençoni. FERREIRA, Helena Maria. A leitura de textos multissemióticos à luz da gramática do design visual. Cadernos IL, Porto Alegre, nº 56. p. 102-117. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/index>. Acesso em: 02/05/2019.
MESQUITA, Lucimara Grando; OLIVEIRA, Leonardo; RAGI, Taísa Rita. Multiletramento audiovisual: a constituição dos sujeitos pela linguagem nos espaços de cineclube. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 299-315, jul./dez. 2021. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte/article/view/1889>, acesso em 20 de fev. 2022.
NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do. BEZERRA, Fábio Alexandre Silva. HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403>. Acesso em: 30 de mai. de 2019.
NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; PAES, Vera Lucia Viana de. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. CONFLUÊNCIA, v. 1, p. 296, 2019.
Ragi, Taísa Rita; Belizário, Vanilda Aparecida; Silva, Letícia Fernanda Carvalho da. (2022). A leitura em sala de aula: implicações sobre o gênero multimodal. Discursividades, 10(1), e–1012206. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/952, acesso em: 02 de mai. de 2022.
ROCHA, Aline Wieczikovski; GOMES, Catiúcia Carniel. Letramento Multimodal: por uma Concepção de Construção de Sentidos. Travessias Interativas , v. 16, p. 145-160, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Taísa Rita Ragi; Vanilda Aparecida Belizário; Camila Lessa do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.