UNIVERSITY FOR EVERYBODY (UPT): AN AFFIRMATIVE POLICY FOR DEMOCRATIC YOUTH AND ADULT FOREIGN LANGUAGE EDUCATION

Authors

  • Kelly Barros Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3999-3292
  • Arly Alef Araujo Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Letícia Borges Goes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.10.1-1

Keywords:

Foreign languages, University, Democratic

Abstract

The objective of this paper is to discuss the issue of foreign languages teaching within the context of UPT, whose audience is composed of young and adult students from Recôncavo Baiano and the rural area of the same region, their ages range from 17 to 35 and, generally, those students will take the ENEM exam of the current year. The questions that will be presented come from: the observations of the classes (made by the monitoring coordinator); based on the democratic teaching practices of the monitor (co-authors of this text) and the records of the students' speeches. Besides this, for the construction of this narrative, a questionnaire was used, whose application resulted in thirty-one answers, and some of them will be exposed in the article, for the purpose of theoretical foundation and so that the reader understands where we are talking about, which subjects we are dealing with, and so that these same individuals have their voices recognized here in this academic context.

KEYWORDS: Foreign languages. University. democratic

Author Biographies

Kelly Barros Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta de língua inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolvo pesquisas na área de Linguística Aplicada, dentro do escopo dos seguintes temas: educação para justiça social; democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados nas margens (em abrigos, hospitais, comunidades quilombolas); língua-culturas contra hegemônicas; diálogo intercultural e políticas públicas para o acesso democrático a língua inglesa. Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE). Membro dos Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poiéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; Inglês como Língua Franca: crítica, atitude e identidade; Formação de professores e ensino de línguas para crianças (FELICE); Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e Grupo de Estudos de Língua Inglesa do Recôncavo da Bahia (GELIRB).

Arly Alef Araujo Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui formação como Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na Embrapa Mandioca e Fruticultura trabalhou com espécies de maracujás, silvestres e comerciais, dando ênfase em tecnologia de sementes. Quando bolsista do programa PET MEC/SESu participou de visitas técnicas, organização de eventos, condução de uma área demonstrativa da cultura do mamoeiro e desenvolveu trabalhos em física de solos. Realizou mobilidade acadêmica internacional por dois semestre na Universidad Autonóma Chapingo, México, onde cursou disciplinas relacionadas ao melhoramento genético vegetal, cultivo protegido e salinidade agrícola.

Letícia Borges Goes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Psicologia no Centro de Ciências da Saúde da UFRB. Vincula-se aos projetos: Grupo de Pesquisa e Extensão Reinventar: Psicologia e Práticas Inclusivas, Grupo Farol: Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Surdos e Surdez e Grupo Existir: pessoas em situação de vulnerabilidades existenciais e sociais. Possui experiência em francês pela Aliança Francesa e em Libras. Atualmente, atua como professora monitora de inglês do Projeto Universidade Para Todos.

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Published

2022-03-05

How to Cite

Santos, K. B., Araujo Santos, A. A. ., & Borges Goes, L. . (2022). UNIVERSITY FOR EVERYBODY (UPT): AN AFFIRMATIVE POLICY FOR DEMOCRATIC YOUTH AND ADULT FOREIGN LANGUAGE EDUCATION. DISCURSIVITIES, 10(1), e1012203. https://doi.org/10.29327/256399.10.1-1