O discurso de representação do suicídio de Guilherme Santos: da exclusão à culpabilização
Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso. Representação. Suicídio.Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar, à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD), a maneira como o suicídio de Guilherme Santos de Andrade, estudante de 24 anos da Faculdade Baiana de Direito, teve sua representação construída. Entendendo a linguagem como prática social e instrumento de poder (Fairclough, 2001; 2003) e as representações como mecanismos para servir a interesses específicos (van Leeuwen, 1997; 2008), buscamos, nesse sentido, observar como o discurso de representação está vinculado a determinadas estruturas de preconceito a respeito do suicídio. Para fins analítico-metodológicos, serão levadas em consideração as seguintes questões: 1) que elementos desse evento social foram incluídos ou excluídos no processo de representação e que elementos incluídos foram mais salientes? e 2) como os atores/grupos sociais foram representados? (Fairclough, 2003). Como corpus para análise, selecionamos a Nota de Pesar, emitida pela referida faculdade, que apresenta seu posicionamento, enquanto instituição, e que fora divulgada em seu perfil oficial do Instagram. Além disso, também selecionamos comentários a essa postagem, feitos principalmente por alunos e/ou ex-alunos da instituição, tendo como critério de seleção aqueles que apresentam algum teor relacionado à falta de cuidado da Faculdade para com seus alunos, no que se refere à saúde mental.
Referências
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
FUKUMITSU, Karina Okajima. Sobreviventes enlutados por suicídio: cuidados e intervenções. São Paulo: Summus, 2019.
VAN LEEUWEN, Theo. A representação dos atores sociais. In: PEDRO, E. R. (Org.) Análise Crítica do Discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1997.
______. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. New York: Oxford, 2008.
VIEIRA, Viviane & RESENDE, Viviane de Melo. Análise do discurso (para a) crítica: O texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes Editores, 2ª Edição, 2016.
WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, Conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso –LemngD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 223-243, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Rhaí Ramos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.