Representações docentes: uma análise através das vozes enunciativas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.13.2-3Palavras-chave:
Ensino remoto. Vozes enunciativas. Representação.Resumo
O presente artigo busca discutir se há interferências na representação profissional desencadeada por professores da Rede de Estadual Ensino da Paraíba, ao migrar do contexto online para o contexto presencial. tem como objetivo: analisar o conceito de representação que estão subjacentes a esses professores. Para tanto, analisamos as respostas desses professores, por meio de um questionário online. Como suporte teórico, recorremos a Moscovici (1978, 2003), ao asseverar que a representação é constituída pelas relações humanas, e nessa interação os sujeitos elaboram funções e comportamentos inseridos em um contexto; nas vozes enunciativas, proposta por Bronckart (1999), ao argumentar que as vozes são entidades que declaram a responsabilidade do que foi enunciado, julgando, avaliando e analisando. Os resultados apontam, nos discursos dos professores, uma ocorrência ora da voz do autor, ora da voz do personagem ora da voz social.
Referências
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pericles Cunha, - São Paulo: EDUC, 1999.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 9-48.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Vitória da Conquista: Aprender, 2004, nº 2, p. 105-114.
GALVÃO, Ana Carolina; SALVIANI, Dermeval. Educação na pandemia: a falácia do “ensino remoto”. ANDES-SN, 2021, p 36-49
M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.; Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. In.: Revista Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível :https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%c3%a7%c3%a3o%20digital%20em%20rede%2c%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf&gt. Acesso em: 10 de jan. 2022.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico. métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Patrícia Irene dos. Profissão docente: um estudo das representações sociais do ser professor. Dissertação 116f. (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco – UFP, Recife, 2010.
SANTOS, E. dos; LIMA, I. de S.; SOUSA, N. J. de. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1632-1648, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178/7325. Acesso em: 20 de jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Marques Silva ; Williany Miranda da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.